ISO 9001:

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

LAR: AUDITORIA CERTIFICARÁ UNIDADE DE MANDIOCA EM MISSAL

A Cooperativa Agroindustrial Lar, com sede em Medianeira, Oeste do Estado, inicia nesta quarta-feira (04) o processo de certificação ISO 9001 de sua Unidade Industrial de Mandioca (UIM), localizada em Missal. Até a próxima sexta-feira, técnicos do Bureal Veritas Quality Intenational fazem uma auditoria no local, avaliando processos que passam pela relação com o cooperado, sistemas de produção e administração. A ISO é uma norma internacional, reconhecida em todo o mundo, e sua certificação pressupõe que a empresa tem um nível de qualidade confiável e assegurado. A ISO 9001 também representa um forte instrumento de negociação na relação com o mercado.

Agroindústria - Irineu da Costa Rodrigues, presidente da Lar disse que essa certificação faz parte do processo de modernização da cooperativa, que tem como uma de suas prioridades agregar valor à produção através da agroindustrialização. Irineu explicou que o foco agroindustrial da Lar, com a revitalização de alguns sistemas de produção, vem colocando a cooperativa entre uma das principais empresas do Paraná. Com 5,3 mil cooperados e gerando 2,3 mil empregos, nos últimos 7 anos a Lar investiu aproximadamente R$ 50 milhões, que somam-se a outros R$ 35 milhões aplicados pelo cooperado em sua propriedade.

Oportunidades - Entre outros benefícios, a certificação representa novas oportunidades de negócios não somente no mercado interno, mas principalmente nos contratos de comércio exterior. Tendo a abertura de mercado como conseqüência, "o grande objetivo é ter a garantia de produtos e serviços com qualidade, desde a concepção até a entrega e pós-venda", disse Clédio Roberto Marschall, coordenador dos programas de qualidade da Lar.

Envolvimento - Apesar da certificação ser para uma unidade específica, a preparação para a auditoria envolveu praticamente todos os funcionários e parte dos cooperados da Lar. De acordo com Clédio, "boa parte dos colaboradores passaram por um treinamento, processos foram revisados e sistema aprimorados". Ele explicou, que isso foi necessário porque a busca da qualidade exige a participação de toda a comunidade cooperativista. Com relação ao produtor, a orientação foi no sentido de adequar sua propriedade dentro de padrões definidos pela assistência técnica. A preparação envolveu todos os fatores que interagem com a Unidade, que também serão auditados.

Produção - A Unidade de Mandioca tem uma capacidade de produção de 400 toneladas/dia. O produto final (fécula e amido modificado) é comercializado principalmente junto à indústria de papel. A recomendação ou não pela certificação deve ser divulgada na sexta-feira. O ISO 9001 precisa ser renovado a cada três anos. A partir do próximo ano a Lar pretende certificar outros setores da cooperativa, que já começam a ser adequados aos padrões exigidos pela auditoria.

Conceitos - Entre as vantagens oferecidas pela certificação ISO 9000 (caracterizada por normas que tratam de questões sobre a qualidade), estão: demonstra que a empresa administra seus processos com qualidade e, portanto, garante produtos e serviços de qualidade; facilita as relações comerciais, principalmente com os estrangeiros; com trabalho mais organizado reduz-se a quantia de erros; reduz-se também custos operacionais; diminui-se perdas de produção, reprocessamentos, reparos e retrabalhos; oferece benefícios aos colaboradores e empregados; reduz conflitos no trabalho e aumenta a integração entre setores; além de aumentar as oportunidades de treinamento.

Conteúdos Relacionados