IRRIGAÇÃO E DRENAGEM: Jorge Samek faz conferência de abertura do Conird em Cascavel
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O diretor geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, acaba de confirmar sua participação na conferência de abertura do 22º Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem – Cooperação e Inovação para o Desenvolvimento da Agricultura Irrigada, programado para ocorrer de 4 a 9 de novembro, no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel. Nesta semana, ele recebeu a visita em seu gabinete na Itaipu em Foz do Iguaçu, do presidente do Iapar, o Instituto Agronômico do Paraná, Florindo Dalberto e do presidente da Abid, a Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem, Helvecio Saturnino.
Importância - No encontro, Samek destacou a importância da realização de um e evento desta envergadura para a região Oeste e para o Paraná. “A Itaipu é parceira desse congresso e sabe o papel importante que a irrigação e drenagem oferecem para os avanços na agricultura”, disse na ocasião. O evento é realizado pelo Iapar, em conjunto com a Abid e demais apoiadores como Emater, Areac, Abeag, Feap, Instituto das Águas, entre outros.
Fornecimento de energia - Para Samek, dentro do conceito a ser difundido no seminário, a Itaipu se enquadra aos planos por oferecer energia de qualidade e no ponto em que precisa, formando uma rede de distribuição eficiente e produtiva. “A política de recursos hídricos fortalece os agentes econômicos da bacia hidrográfica”, analisa.
Saneamento - De acordo com o presidente da Abid, Helvecio Saturnino, a agricultura irrigada anda lado a lado com o saneamento. Dentro do 22º Conird, será realizado o Fórum Nacional de Agricultura Irrigada. A programação conta também com quatro dias dedicados a oficias e dois para o dia de campo. Ao todo, são nove oficinas que vão funcionar de maneira simultânea em três manhãs, totalizando 7h30 de trabalhos.
Temas - Os temas serão abordados por produtores, consultores, agentes de assistência técnica das cooperativas e da extensão rural, além de professores, pesquisadores, estudantes de graduação e fornecedores de equipamentos e insumos para a agricultura irrigada. As oficinas vão abordar os seguintes temas: plano direito em agricultura irrigada, arranjos cooperativos com o reuso de águas servidas na agricultura irrigada, como suinocultura e outras atividades; o produtor de água, os pagamentos por serviços ambientais e o suprimento de água para a agricultura irrigada; pastagens e forrageiras para a produção intensiva de carne, leite, pele e outros produtos; culturas energéticas irrigadas; culturas perenes irrigadas, sistema de produção de grãos sob irrigação e solos, reservação de água e drenagem – sistema de irrigação e a capacitação dos recursos humanos para projetos de financiamentos para a agricultura irrigada.
Dia de campo - No dia 8, haverá o dia de campo sobre agricultura irrigada, pastagens irrigadas, sistemas integrados de utilização de dejetos da suinocultura, manejo integrado de bacias hidrográficas. No dia seguinte (09), a programação do Dia de Campo prevê abordagens sobre sistemas de irrigação e de produção de sementes e grãos e irrigação de pastagens e manejo integrado de bacias hidrográficas. Ao fim das oficinas, será elaborada uma carta com as conclusões dos debates a ser entregues para as autoridades governamentais. (Assessoria de imprensa do 22º Conird)