INTERCÂMBIO: Cooperativistas argentinos iniciam visita ao Paraná

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Comitiva da Sancor Cooperativa de Seguros Ltda, com sede em Sunchales, estado de Santa Fé, Argentina, iniciou, na manhã desta segunda-feira (04/04) viagem de intercâmbio no Paraná. O grupo esteve na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, e acompanhou uma explanação do presidente João Paulo Koslovski sobre o cooperativismo paranaense. Durante a semana, a comitiva visitará 15 cooperativas em várias regiões do estado, para conhecer a estrutura e a atuação do sistema, principalmente nos ramos agropecuário, crédito e saúde. O secretário estadual da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, também prestigiou a visita e falou aos cooperativistas argentinos sobre as possibilidades de sinergia entre o Paraná e as cooperativas argentinas. Também participaram da recepção à comitiva, o superintendente da Ocepar, José Roberto Ricken, o superintendente adjunto, Nelson Costa, além dos gerentes técnico e econômico ,Flavio Turra, de Desenvolvimento e Autogestão, Gerson José Lauermann, e de Desenvolvimento Humano, Leonardo Boesche.

Líder em seguros - A Sancor tem nove empresas coligadas e é a maior seguradora da Argentina, atuando também no Uruguai, Equador, Bolívia e Paraguai. Em 2010, a cooperativa teve um faturamento de 1 bilhão de dólares. No Brasil, a Sancor tem um escritório de estudos técnicos em Campinas, interior de São Paulo, e já confirmou que terá, a partir de setembro, uma representação também no Paraná.

 

Sancor no Paraná - Para Barros, a Sancor é um exemplo de sucesso no cooperativismo de seguros, e sua instalação será muito positiva para o estado. "O seguro agrícola no Paraná e no Brasil está ainda engatinhando, mas começa a ter agora o seu desenho, para converter-se numa garantia de renda fundamental dos produtores. Penso que podemos aprender muito com a experiência da Sancor", afirmou.

 

Integração no Mercosul - Segundo o presidente Koslovski, o intercâmbio entre Paraná e Argentina e demais países do Mercosul tem tido forte impulso nos últimos anos. Em 2008, participantes do Programa Internacional de Formação de Executivos e Líderes Cooperativistas, desenvolvido pelo Sescoop/PR, estiveram na cidade de Sunchales, capital do cooperativismo da Argentina e sede da Sancor, dando início a um processo de aproximação entre os sistemas. "A busca por uma maior integração no cooperativismo é muito importante, pois o intercâmbio cria condições para que aconteçam mais ações de intercooperação entre cooperativas dos países do Mercosul. Dessa forma, podemos aproveitar experiências bem sucedidas de outros sistemas e repassar também informações sobre nossa atuação. É uma rede integrada em plena formação", explicou.   

 

Interesse crescente - Liderando a comitiva argentina, o presidente da Sancor Cooperativa, Raúl Colombetti, afirmou que há um crescente interesse das cooperativas do país, sobretudo nos estados de Santa Fé, Córdoba e Entre Rios, em aprofundar o conhecimento sobre o cooperativismo paranaense. "Esta é uma viagem muito importante e viemos ao Paraná para aprender sobre organização e representatividade, centralizada na Ocepar, e conhecer a estrutura e o trabalho das cooperativas", disse. 

 

Área de atuação e sede - Sobre negócios, Colombetti foi conciso e afirmou que os detalhes sobre a forma de atuação da Sancor no Paraná ainda estão em estudos. "Estamos planejando em que vamos atuar, se no seguro agrícola, pessoal e patrimonial, mas tudo estará definido nos próximos meses", garantiu. O dirigente também não quis adiantar o município que sediará a Sancor. "Será no Paraná, pode ser em Curitiba ou Maringá, mas não podemos anunciar ainda", finalizou.

 

Na estrada - Os 22 cooperativistas argentinos terão uma semana de agenda cheia no Paraná. Acompanhados do assessor técnico da Ocepar, Alexandre Amorim Monteiro, e com o apoio logístico da Cooptur (Cooperativa Paranaense de Turismo) a comitiva visitará as cooperativas Sicredi, Unimed, Castrolanda, Batavo, Cocamar, Sicoob, Coamo, Copacol, C.Vale, Copagril, Sicoob Oeste, Coodetec, Coopavel, Frimesa e Lar.

{gallery}noticias/2011/Abril/4/201144145138/{/gallery}

Conteúdos Relacionados