INTEGRADA: De olho na produção de sementes

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Com a chegada da época de plantio da safra de verão, um grupo de cooperados de Bandeirantes visitou a Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) da Integrada em Santa Cecília do Pavão. Além de receberem orientações técnicas, os produtores puderam conhecer de perto um dos locais onde são beneficiadas as sementes utilizadas em diversas regiões do Paraná.

 

Moderna - Em funcionamento desde 2005, a UBS de Santa Cecília do Pavão é uma das mais modernas do Estado. No local são produzidas mais de 250 mil sacas de sementes de soja e trigo, sendo que 40% delas são tratadas. Além de conhecer a estrutura da Unidade, os cooperados puderam ver os novos equipamentos utilizados para o tratamento industrial de sementes. Os produtores receberam ainda orientações dos técnicos da Integrada sobre manejo pré-semeadura, controle de plantas daninhas e características das cultivares de soja beneficiadas pela cooperativa.

 

Impressionado - O cooperado João Paulo Guerra vai semear com soja os 215 hectares de sua propriedade em Bandeirantes. Ele usa as sementes produzidas pela Integrada e diz que ficou impressionado com o tamanho da UBS e com a agilidade do processo de tratamento de sementes. “Aqui” é tudo muito profissional. Antes eu fazia o tratamento das sementes na minha propriedade. Agora só utilizo o tratamento industrial. Isso facilita o manejo, reduz o uso de mão-de-obra e de tempo e ainda contribui para a nossa saúde, já que não precisamos mais manusear diretamente os defensivos”, explica. “Agora vejo que o tratamento de sementes industrial nem se compara com o tratamento que eu fazia na propriedade. Aqui na UBS a cobertura é uniforme, com os produtos dosados na medida certa. O produtor tem que olhar para isso. Para conseguir uma alta produtividade, nós temos que fazer a nossa parte e investir cada vez mais em tecnologias como essa”, ressalta o cooperado.

 

Outras unidades - Além de Santa Cecília do Pavão, a Integrada possui Unidades de Beneficiamento de Sementes em Mauá da Serra e Londrina. As sementes beneficiadas atendem produtores cooperados em toda a área de atuação da Integrada. (Imprensa Integrada)

Conteúdos Relacionados