INTEGRADA: Curso internacional de cooperativismo começa nesta terça

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Cooperativa Integrada participa, desta terça-feira (09/08) até o próximo dia 18 de agosto, em Maringá, do 6º Curso Internacional de Cooperativismo e Desenvolvimento Rural. Promovido de forma conjunta pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pela Universidade de Alicante (Espanha), com o apoio da Integrada, o curso é uma oportunidade para unir conhecimentos e trocar experiências sobre o setor cooperativista nos dois países. Dividido em dois módulos, o evento é realizado no campus da UEM.

Desenvolvimento - "O cooperativismo tem grande importância para o desenvolvimento de diversas regiões do planeta, inclusive aqui no Paraná. Esse sistema é o braço social da economia e do mundo globalizado, pois foca o desenvolvimento econômico com responsabilidade social", comenta o vice-presidente da Integrada, Júlio Koyama. "Aqui, no Paraná, as cooperativas são uma das grandes responsáveis pelo sucesso de nosso agronegócio. Esse é um momento para unir conhecimento e trocar experiências sobre um assunto tão importante", completa Koyama, que participa da palestra de abertura do curso.

 

Apresentações - Durante duas semanas, serão realizadas apresentações de pesquisadores e lideranças na área. O assessor de cooperativismo da Integrada, Ademar Ajimura, ministrará a palestra Cooperativa Integrada no contexto do cooperativismo paranaense. O objetivo é apresentar o histórico e as principais linhas de trabalho da cooperativa, contrastando com outras experiências brasileiras e estrangeiras.

.

Consolidação - "Em apenas 15 anos de existência, a Integrada consolida-se hoje como uma das maiores cooperativas agropecuárias do Paraná, com atuação em 55 municípios do Estado", lembra Ajimura. A maior parte do faturamento vem da comercialização de grãos como soja, milho e trigo. Para diversificar a participação no mercado, a cooperativa também investe na industrialização para agregar valor com unidades de fios de algodão, derivados de milho, rações, beneficiamento de sementes e indústria de sucos. (Imprensa Integrada)

Conteúdos Relacionados