INTEGRADA: Cooperativa recupera nascentes de água

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Integrada realizou mais uma etapa do programa de recuperação e conservação de minas d’água. A atividade reuniu cooperados e colaboradores da cooperativa em Itambaracá, Rio Bom e Mauá da Serra para apresentar como deve ser feito o trabalho de proteção de nascentes de água. O trabalho faz parte das ações do projeto Nossa Água. Desde que foi implantado, o projeto recuperou mais de 50 nascentes em diversas propriedades do Paraná, garantindo mais saúde e qualidade de vida para toda a população.

 

Qualidade - “Não podemos nos esquecer da qualidade de nossa água. Hoje, muitas nascentes estão contaminadas, com água imprópria para o consumo. Por isso, precisamos localizar o olho d’água, fazer toda a limpeza do local e vedar a mina para evitar contaminações”, explica João Jamil Bernes, técnico do Emater/PR, que já atuou na recuperação de mais de 500 minas em diversas regiões do Paraná.

 

Mata ciliar - A mina recuperada em Itambaracá está localizada na propriedade do cooperado Mário Jardim, às margens do rio das Cinzas. O cooperado mantém mais de dois mil metros de mata ciliar ao longo do rio. Em alguns pontos, a largura da vegetação ultrapassa os 100 metros. Agora, o objetivo é recuperar e conservar o local onde estão as nascentes de água da propriedade. “Nossa parte com o meio ambiente nós estamos fazendo. Todo esse trabalho vale muito a pena. Futuramente, feliz vai ser aquele que terá água de qualidade na propriedade”, diz Jardim. (Imprensa Integrada)

{gallery}noticias/2011/Dezembro/20/20111220142819/{/gallery}

Conteúdos Relacionados