INFRAESTRUTURA: Novo 0800 para usuários das rodovias do Paraná já soma 1.150 atendimentos
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O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) disponibilizou o número 0800-400-0404 para o atendimento de usuários das rodovias federais e estaduais do antigo Anel de Integração em casos de acidentes, pane, quedas de carga, animais na pista, materiais na pista, buraco no pavimento, entre outros. Desde a última segunda-feira (14/03), quando o número foi divulgado oficialmente, já são 1.150 atendimentos. O tempo médio para atendimento é de 36 minutos.
Todas as regiões - O 0800-400-0404 é válido para todas as regiões do Estado e completamente gratuito para o usuário. As chamadas são recebidas pelo Centro de Operações Integradas (COI) do DER/PR, que conta com uma equipe treinada que se reveza para prestar o apoio necessário, 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive em feriados.
Alcance - O alcance do 0800 é “basicamente onde havia pedágio”, resume o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti. “O mesmo atendimento que era prestado pelas concessionárias de pedágio é prestado pelo Governo do Estado de forma gratuita”, destacou.
Atendimento - Com 36 minutos, em média, os usuários estão sendo atendidos com mais agilidade do que o esperado. O edital previa que, no caso de guinchos leves, 80% dos atendimentos devia ser realizado em até 40 minutos, e 100% dos atendimentos em no máximo 60 minutos. E, no caso de guincho pesado e outros incidentes, 80% dos atendimentos em até 80 minutos, e 100% dos atendimentos em no máximo 120 minutos.
Suficiente - “O tempo é considerado suficiente para atender toda a malha rodoviária. Muitas vezes o primeiro atendimento com o veículo de inspeção vai chegar antes, para dar o suporte inicial ao usuário, mas para a chegada do guincho leve para que retire o veículo da pista temos esta previsão de 40 minutos. Ele retira o veículo da pista e leva para o ponto mais seguro para o motorista”, explicou Furiatti.
Mais procurados - Entre os 1.150 atendimentos, os mais procurados são: pane mecânica (216), materiais diversos fora da pista (60), acidentes sem vítima (57), ressolagem de pneus na pista (54), obstáculos na pista (49), pneu furado/danificado (48), buraco no pavimento (45), acidente com vítima (33), pane elétrica (29), sinalização danificada (28) e pane seca (20). As rodovias são inspecionadas constantemente por veículos que fazem a varredura para retirada de objetos ou obstáculos, como restos de pneu.
Trechos - A maioria dos atendimentos foram realizados em rodovias federais: BR-277 (702), BR-376 (182) e BR-369 (159), sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Suporte - “Estamos dando um suporte ao governo federal nestas rodovias federais, que têm um alto fluxo de veículos. As ligações que caem no 0800 e são relativas aos trechos federais serão redirecionadas para a Polícia Rodoviária Federal e o DNIT, quando necessário. Mas a manutenção delas é responsabilidade do DNIT”, acrescentou Furiatti.
Disponível - Neste momento o serviço está disponível nas rodovias dos antigos lote 2 (Viapar), lote 3 (EcoCataratas), lote 5 (Rodonorte) e lote 6 (Ecovia). No caso dos lotes 1 e 4, as concessionárias de pedágio permanecem realizando os atendimentos com suas próprias centrais, graças a acordos judiciais firmados com o DER/PR.
Redirecionamento - Conforme o DER/PR, independente do lote em que esteja trafegando, o usuário pode ligar para o 0800-400-0404, pois será redirecionado para o número da concessionária ou para o atendimento mais indicado. (Agência de Notícias do Paraná)
FOTO: Rodrigo Felix Leal / Seil