INFRAESTRUTURA: Appa entrega estudo de impacto ambiental para ampliar dragagem

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O superintendente dos Portos de Paranaguá e Antonina, Airton Vidal Maron, entregou nesta terça-feira (22/02) ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Brasília, o Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) dos portos paranaenses. A documentação é exigida para que a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) possa realizar a dragagem de aprofundamento do Canal da Galheta e da bacia de evolução.

Preocupação - "Entregar pessoalmente esta documentação demonstra nossa preocupação em resolver toda a problemática dos últimos anos relativas aos licenciamentos ambientais dos portos. Queremos ter um bom relacionamento com os órgãos ambientais competentes e realizar as campanhas de dragagem necessárias para o desenvolvimento dos nossos portos", disse o superintendente da Appa.

 

Documentação - Na próxima semana, a Appa entrega ao Ibama a documentação necessária para a obtenção da licença de operação, o que permitirá a realização da dragagem de manutenção da Galheta e da bacia de evolução. Serão entregues as adequações em três documentos já enviados ao Instituto: o Plano de Emergência Individual (PEI), o Relatório de Controle Ambiental (RCA) e o Plano de Controle Ambiental (PCA).

 

Grupo de trabalho - Desde janeiro, um grupo de trabalho formado por membros da Appa, da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e do Instituto das Águas do Paraná está trabalhando em conjunto para dar agilidade à regularização ambiental dos portos paranaenses.

 

Dragagem - A Appa já realizou a dragagem dos berços de atracação do Porto de Paranaguá. A campanha, que custou R$ 2,5 milhões e foi paga com recursos próprios da autarquia, retirou 110 mil metros cúbicos de sedimentos e permitiu que os berços de atracação voltassem a ter a profundidade original, que varia de 8 a 12 metros. A próxima campanha a ser realizada é a dragagem de manutenção do Canal da Galheta e da bacia de evolução. A intenção é que a obra seja iniciada em julho deste ano e deve custar cerca de R$ 100 milhões, a serem pagos com recursos do caixa da Appa.

 

Início imediato - Com a obtenção de todas as licenças necessárias, a expectativa da Appa é iniciar imediatamente, após a dragagem de manutenção, a campanha de dragagem de aprofundamento - que ainda não tem custo final estimado. A campanha será paga em partes com verbas do Governo Federal, que destinará R$ 53 milhões à Appa, através de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). (AEN)

Conteúdos Relacionados