Informe Semanal enfoca eleições presidenciais nos Estados Unidos
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar, vinculada à Gerência de Desenvolvimento Técnico (Getec), publicou, nesta sexta-feira (26/07), o Informe Semanal referente ao período de 22 a 26 de julho. O setor foi criado com o propósito de fazer o acompanhamento das matérias de interesse do cooperativismo em discussão tanto no Congresso Nacional como na Assembleia Legislativa do Paraná, das leis publicadas no âmbito do executivo (federal, estadual e municipal), além de outros temas vinculados às áreas de atuação das cooperativas do Paraná. Confira abaixo os destaques do boletim.
Eleições presidenciais nos EUA
As eleições presidenciais da mais antiga democracia vigente no mundo ocorrem no dia 5 de novembro deste ano. Funciona em um processo longo e complexo que exige um engajamento substancial dos cidadãos, organizações e dos partidos políticos para que aconteça. As eleições presidenciais nos Estados Unidos ocorrem em um processo multifacetado de cinco momentos: Primárias/Caucus, Convenções Nacionais, Eleição Geral, Colégio Eleitoral e Posse.
Colégio Eleitoral e Posse Presidencial
Em dezembro, os partidários escolhidos como delegados nas convenções se reúnem em seus respectivos estados no Colégio Eleitoral votam oficialmente para presidente e vice-presidente. Geralmente esses delegados votam de acordo com o resultado popular de seu estado, pois eles se sentem representantes do candidato do partido vencedor na circunscrição eleitoral.
Cada estado contém um número de delegados de acordo com a proporção populacional entre as unidades federativas e ainda considerando soma do número de deputados e senadores que o estado tem direito como podemos ver no mapa ao lado. O número varia entre 55 na Califórnia estado mais populoso e três em vários estados menos populosos. O candidato mais votado em cada estado leva todos os delegados que participam do colégio eleitoral, exceto nos estados do Maine e Nebraska que adotam distribuição proporcional dos delegados.
Após a votação do Colégio Eleitoral, em janeiro, o Congresso se reúne em sessão conjunta, Câmara e Senado, para contar oficialmente os votos e declarar os vencedores. Para vencer, uma candidatura precisa de pelo menos 270 votos do colégio eleitoral. Atingindo este número de delegados a candidatura está apta a ser empossada em cerimônia que ocorre no Congresso, representante legítimo dos cidadãos estadunidenses.
Presidente e vice tomam posse em um evento conhecido como o "Dia de Inauguração" (ou em inglês "Inauguration Day") que ocorre normalmente no dia 20 de janeiro, exceto se esse dia for um domingo, então a posse é adiada para o dia 21. Após o cumprimento desta etapa considera-se encerrado o período eleitoral nos Estados Unidos.