Informe da Coordenação de Relações Institucionais destaca posse de prefeitos e vice-prefeitos eleitos
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar, vinculada à Gerência de Desenvolvimento Técnico (Getec), publicou o Informe Semanal nesta sexta-feira (03/01). O setor foi criado com o propósito de fazer o acompanhamento das matérias de interesse do cooperativismo em discussão tanto no Congresso Nacional como na Assembleia Legislativa do Paraná, das leis publicadas no âmbito do executivo (federal, estadual e municipal), além de outros temas vinculados às áreas de atuação das cooperativas do Paraná. Confira abaixo os destaques do boletim.
Posse de Prefeitos e Vice-Prefeitos
Em 01 de janeiro, conforme determina a legislação eleitoral brasileira, realizou-se a posse dos prefeitos e vice-prefeitos eleitos. A data é fixada pelo artigo 29, inciso III da Constituição Federal e marca o início do ciclo administrativo nos municípios para o quadriênio 2025/2028.
Ao todo, dos 5.770 municípios brasileiros, em 5.569 foi dada a posse ao prefeito eleito, em 3 ao vice-prefeito eleito e em 20 outros municípios, em decorrência de determinação da Justiça Eleitoral, a posse foi dada ao presidente da Câmara de Vereadores. No Paraná, ao todo foram eleitos 399 prefeitos e vice-prefeitos
Cooperativismo e políticas públicas municipais
Como gestores municipais, os Prefeitos podem viabilizar parcerias estratégicas entre as cooperativas e a administração pública, facilitando o acesso a incentivos fiscais, capacitações, infraestrutura e programas de apoio técnico.
Essas iniciativas fortalecem as cooperativas como agentes de transformação local, promovendo a geração de emprego e renda e fomentando atividades que beneficiam a comunidade como um todo.
Mudanças na ALEP
As vitórias do deputado Marcel Micheletto (PL) para a prefeitura de Assis Chateaubriand, do deputado Douglas Fabrício (Cidadania) em Campo Mourão, e do deputado Tiago Amaral (PSD) mexem de imediato com a configuração da ALEP, já que abre-se espaço para os suplentes assumirem suas cadeiras.
De acordo com o resultado das eleições de 2022, os próximos na linha de sucessão são Wilmar Reichembach (PSD) e Dr. Leônidas (Cidadania).
30 anos da posse de FHC
No dia 1º de janeiro de 1995, Fernando Henrique Cardoso (FHC) tomou posse como Presidente da República, marcando o início de um dos períodos mais emblemáticos da política brasileira contemporânea.
Sua gestão foi pautada por reformas estruturais e pela consolidação do Plano Real, implementado durante sua atuação como Ministro da Fazenda, que estabilizou a economia brasileira e controlou a hiperinflação.