IMIGRAÇÃO HOLANDESA III: Paraná quer ampliar relações com Holanda, diz Richa
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O governador Beto Richa reuniu-se na última sexta-feira (01/04) com o embaixador da Holanda no Brasil, Kees Rade, e com o prefeito de Carambeí, Osmar Rickli, para discutir parcerias e comemorar o centenário da imigração holandesa no Paraná. Richa agradeceu a contribuição dos holandeses no desenvolvimento econômico e cultural do Estado e afirmou que o governo deseja ampliar as relações com o país europeu. O encontro, realizado no Palácio das Araucárias, contou com a presença de diretores da Batavo Agroindustrial, primeira cooperativa de produção do Brasil fundada em 1925 no Paraná por imigrantes holandeses.
Orgulho - "Fico orgulhoso como governador ao receber um grupo tão importante para a história do Paraná. Reconheço a importância desses imigrantes que trouxeram tantos frutos para o Estado, como o conhecimento técnico, investimento e mão de obra. Esse encontro é importante para o nosso propósito de ampliar as relações comerciais com a Holanda", disse o governador. Richa foi presenteado com um livro e um prato de porcelana com gravuras típicas.
.
Desenvolvimento - A imigração holandesa no Estado começou em 1911 e teve importante papel no desenvolvimento econômico da região dos Campos Gerais, principalmente na produção de leite e de grãos. As primeiras famílias de imigrantes vieram ao Paraná em busca de novas oportunidades e fugindo do clima de guerra que reinava na Europa (1914-1918). Elas se instalaram no município de Carambeí e ajudaram a formar uma das cidades mais ricas do Paraná, com uma das bacias leiteiras mais produtiva do Brasil.
Paraná - O embaixador Kees Rade disse que o Paraná foi importante para a história do povo holandês. "Nessa minha primeira visita formal ao Estado quero dizer que estou à disposição para tudo que o governo precisar. Quero fazer da Holanda uma grande parceira econômica do Paraná", disse o embaixador. Rade garantiu ainda que irá informar as empresas holandesas sobre as vantagens econômicas do Estado.
Paraná Competitivo - Richa apresentou ao embaixador o programa Paraná Competitivo e as vantagens para as empresas se instalarem no Estado. "Temos um novo estilo de governar. Queremos trazer novos investidores e ampliar as parcerias com a Holanda", afirmou. O governador disse ainda que deseja ampliar as relações do Porto de Paranaguá com o Porto de Rotterdam, na Holanda.
.
Colônias - Hoje, as colônias holandesas estão concentradas em Castro, Arapoti e Carambeí, sendo essa considerada a maior do Brasil. Estimativa da prefeitura aponta que moram em Carambeí aproximadamente cinco mil descendentes de holandeses, o equivalente a 25% da população. O secretário estadual da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, foi um dos deputados federais que apresentaram o projeto de lei que instituiu 2011 como o Ano da Holanda no Brasil. Uma série de eventos ocorre no País em decorrência da data comemorativa.
Marco histórico - Para o prefeito de Carambeí, Osmar Rickli, o centenário é um marco histórico e irá desenvolver o turismo da região. "Queremos ser referência em todos os sentidos no Paraná. E temos a certeza que podemos contar com o trabalho do governador. É uma honra para nossa comunidade saber que o governo está com os olhos voltados para nossa cidade", disse o prefeito.
Princípios - O presidente da Associação do Parque Histórico de Carambeí e imigrante holandês, Dick Carlos de Geus, afirmou que os primeiros holandeses que vieram ao Brasil tinham como princípios a fé, a educação e o cooperativismo. Esses fatores, segundo ele, fortaleceram a comunidade no Estado. "Nossos avós sempre falavam que vieram ao Brasil por ser um país democrático e que tem como princípio a liberdade religiosa. Somos um grupo unido que tem orgulho do cooperativismo. Agradeço ao Brasil a recepção que nos deu", afirmou Geus. Ele convidou o governador para participar dos jogos holandeses, que será realizado em julho em Carambeí.
Presenças - Participaram do encontro o secretário de Assuntos Econômicos da embaixada, Bastiaan Engelhard, presidente da Paraná Ambiental, Luiz Malucelli Neto, e o chefe de gabinete da prefeitura de Carambeí, Maurício Bernardo. (AEN)