IMIGRAÇÃO HOLANDESA II: Cooperativismo é destaque em desfile temático

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

No sábado (02/04), a programação das festividades dos 100 anos da imigração holandesa iniciou com um desfile, no Parque Histórico de Carambeí, com a presença de cerca de 1.500 pessoas. Diversos grupos trajados tipicamente se apresentaram retratando, não só os imigrantes holandeses como também outras etnias que contribuíram com desenvolvimento da cidade, como alemães, italianos, portugueses, indígenas, tailandeses, entre outros. Tratores e outros implementos utilizados desde o início das atividades agropecuárias na região também foram mostrados ao público. O cooperativismo foi destacado como um dos valores disseminados pelos imigrantes, juntamente com a religiosidade e o zelo pela educação. A cooperativa Batavo participou do desfile trazendo a logomarca "Cooperativas Orgulho do Paraná" e os personagens "Pinho" e "Pinha", que também simbolizam o cooperativismo.

Pronunciamentos - Após o desfile, houve os pronunciamentos das autoridades, entre as quais, o embaixador da Holanda no Brasil, Kees Rade. "Foram o cooperativismo, a fé e a solidariedade que permitiram o desenvolvimento desta comunidade", disse o embaixador. O governador do Paraná, Beto Richa, foi representando pelo vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns. "Esta combinação de culturas muito contribuiu para o desenvolvimento do Paraná e do Brasil, por isso saúdo o centenário da imigração holandesa", afirmou Arns. Também estiveram presentes o presidente do Rabobank Brazil, Erik Peek, e o secretário estadual da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, deputado federal e autor da lei que institui 2011 como o Ano da Holanda no Brasil.

 

Vila Histórica - Depois da solenidade, foi inaugurado oficialmente o Parque Histórico de Carambeí, começando pela casa da Presença Holandesa do Brasil. Depois, o Museu do Leite e o Monumento do Imigrante. Houve a celebração do primeiro culto na igreja construída na Vila Histórica e, na sequência, foi inaugurada a ponte que liga a Casa da Memória à Vila Histórica. Houve ainda o lançamento do o livro sobre a Associação do Parque Histórico de Carambeí. (Com informações da Assessoria de Imprensa do Parque Histórico de Carambeí)

{gallery}noticias/2011/Abril/4/201144144932/{/gallery}

Conteúdos Relacionados