IMIGRAÇÃO HOLANDESA I: Cooperativistas são homenageados na festa do centenário

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Terminam, nesta segunda-feira (04/04), as festividades em comemoração aos 100 anos da imigração holandesa, em Carambeí, na região paranaense dos Campos Gerais. A programação será encerrada às 21 horas, com um show do cantor Sérgio Reis, na praça cívica. As atividades iniciaram na última sexta-feira (01/04), às 20 horas, no Clube Social, com o tributo aos cooperados, uma homenagem aos associados mais antigos da cooperativa Batavo e lideranças do cooperativismo, entre elas, o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, e os ex-presidentes da organização, Guntolf van Kaick e Wilson Thiesen, além do presidente da Batavo, Renato Greidanus. Também foram homenageados Willem de Geus, Dijmphnus Vermeulen, Dijmphnus J. C. de Geus, Franke Dijkstra, Dick Carlos de Geus, Walter Degger, Geraldo Degger, Theodoro Los, Johannes Van Der Meer, Herman M. Van Westering, Foppe Dijkstra, Hendrik Barkema e David Tiesen.

Placa - Uma placa foi entregue a cada um deles. O embaixador da Holanda no Brasil, Kess Pieter Rade, acompanhou a cerimônia. Participaram ainda do evento o superintendente da Ocepar, José Roberto Ricken, o superintendente adjunto, Nelson Costa, o gerente técnico e econômico, Flávio Turra, o gerente de Desenvolvimento Humano, Leonardo Boesche, o gerente de Desenvolvimento e Autogestão, Gerson José Lauermann, o coordenador de Comunicação, Samuel Milléo Fillho e a assessora de imprensa Lucia Suzukawa. Também prestigiaram a cerimônia os presidentes de diversas cooperativas paranaenses que participaram, na parte da manhã, em Curitiba, da Assembleia Geral da Ocepar. O presidente da Associação do Parque Histórico de Carambeí, Dick de Geus, que conduziu a solenidade, os convidou a subir ao palco para um abraço fraternal nos cooperados mais antigos e demais homenageados. "É a geração atual e a do passado se confraternizando", afirmou de Geus.

 

Troféu Orgulho do Paraná - Na oportunidade, Koslovski entregou o troféu "Orgulho do Paraná" a Dick de Geus, em reconhecimento à contribuição dos imigrantes holandeses para o desenvolvimento do cooperativismo.  "Nós entregamos esse troféu a personalidades importantes que se dedicam a apoiar e a desenvolver o cooperativismo. Não poderíamos deixar, nesse momento, de 100 anos da imigração holandesa, de entregá-lo para que fique registrada a importância do trabalho que todos vocês desenvolveram em benefício do cooperativismo e, sobretudo, da população paranaense. Parabéns a todos. Nós desejamos que vocês continuem trabalhando nesse ritmo porque nós precisamos fazer com que as pessoas tenham, cada vez mais, melhores condições de vida. O cooperativismo é o melhor instrumento para propiciar isso", disse Koslovski. Ele lembrou que o cooperativismo tem uma ligação forte com o processo de colonização do Paraná e que a presença dos holandeses na região Centro Sul foi fundamental para o crescimento do cooperativismo em todo o Estado. "Muitas das ações desenvolvidas aqui foram copiadas por outras cooperativas e isso propiciou que tivéssemos um sistema bastante organizado e disciplinado em todo o Estado", acrescentou.

 

Gratidão - O presidente da Batavo também expressou gratidão ao legado deixado pelos imigrantes holandeses. "Eles chegaram em 1911 ao Paraná, passaram muitas dificuldades, tiveram que se adaptar a uma nova realidade, decidiram se unir e, juntos, criaram a primeira cooperativa de produção e também a primeira que partiu para a agroindustrialização no País, a Batavo. Estamos muito felizes com essa homenagem a alguns dos nossos associados mais antigos. Para nós é uma alegria muito grande, pois eles são os responsáveis pelos alicerces da Batavo, sempre foram referência para nós e nos deixaram um exemplo forte de como se constrói uma cooperativa, com responsabilidade social e ambiental. Estamos muito agradecidos", frisou Renato Greidanus.

 

Honra - O senhor Willing de Geus, cooperado há 60 anos da Batavo e um dos homenageados da noite, disse que foi uma grande honra ter participado da cerimônia. "Significou muito para mim. Também quero lembrar que a Ocepar foi muito importante para unir as cooperativas e fortalecer o setor", ressaltou.

 

Palestra - A programação prosseguiu com um coquetel, animado por uma banda holandesa, seguido de palestra sobre a economia mundial e internacional ministrada pelo jornalista Carlos Alberto Sardenberg, comentarista da TV Globo e âncora da rádio CBN. A noite foi encerrada com um show do humorista Rogério Morgado.

{gallery}noticias/2011/Abril/4/20114414504/{/gallery}

Conteúdos Relacionados