IMIGRAÇÃO HOLANDESA: Carambeí se prepara para a comemoração do centenário

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Os preparativos estão a todo vapor para as comemorações dos 100 anos da imigração holandesa na região paranaense dos Campos Gerais. As festividades acontecem de 1 a 4 de abril, no Parque Histórico de Carambeí, com intensa programação. No primeiro dia haverá, a partir das 19h30, o ato cooperativo, com homenagem a cooperativistas e autoridades ligadas ao segmento. O jornalista Carlos Alberto Sardenberg, que atualmente é comentarista da TV Globo e âncora da rádio CBN, ministrará uma palestra sobre economia nacional e internacional e relações comerciais entre Brasil e Holanda. A noite será encerrada com um show do humorista Rogério Morgado. As celebrações prosseguem nos demais dias com apresentações de grupos folclóricos holandeses, ucranianos, alemães, japoneses e italianos. Serão ainda inaugurados o memorial e as casas temáticas da Vila Histórica e lançado o livro sobre a Associação do Parque Histórico de Carambeí (APHC). Shows de balonismo, paraquedismo e pirotécnico também fazem parte da programação, que será encerrada com show do cantor Sérgio Reis, na praça cívica de Carambeí, às 21 horas. Clique aqui e confira na íntegra a programação da festa do centenário.

Cooperativa - A região dos Campos Gerais recebeu, no dia 4 de abril de 1911, as primeiras famílias de imigrantes holandeses que se organizaram e depois formaram, em Carambeí, a Batavo Agroindustrial, a primeira cooperativa de produção do Brasil, considerada atualmente uma referência no agronegócio e que completou 85 anos em 2010. Os holandeses fundaram ainda as cooperativas paranaenses Castrolanda, em Castro, e Capal, em Arapoti. Em São Paulo, constituíram as cooperativas Agroindustrial Holambra e Agropecuária Holambra. Outras, como a Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS), também foram criadas com a participação de descendentes holandeses. "Por esta razão, as cidades com a presença de imigrantes holandeses no país estarão unidas nesse grande evento que acontecerá no município de Carambeí e que contará ainda com a presença do embaixador Kess Rade, juntamente com parceiros comerciais de origem holandesa", afirmam o vice-presidente da cooperativa Batavo, Gaspar João de Geus, e do presidente da APHC, Dick Carlos de Geus, em ofício encaminhado ao presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski.

 

Ano da Holanda - No dia 04 de março, foi publicada no Diário Oficial da União a lei nº 12.392, que instituiu 2011 como o ano da Holanda no Brasil, sancionada pela presidente da República Dilma Rousseff. "Esse ato consolida ainda mais a importância do centenário", acrescentaram o vice-presidente da Batavo e o presidente da APHC no documento.

{gallery}noticias/2011/Marco/25/2011325151353/{/gallery}

Conteúdos Relacionados