IMIGRAÇÃO: Dilma sanciona lei que institui Ano da Holanda no Brasil
- Artigos em destaque na home: Nenhum
{gallery}noticias/2011/Marco/10/2011310153555/{/gallery}Foi publicada, no Diário Oficial da União (DOU) do dia 04 de março, a lei nº 12.392, que institui 2011 como o Ano da Holanda no Brasil, sancionada pela presidente da República, Dilma Rousseff. A celebração foi proposta pelo atual secretário de Estado da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, que apresentou o projeto de lei quando ocupava o cargo de deputado federal. "A função do Ano da Holanda no Brasil vai além de demonstrar reconhecimento pelos imigrantes holandeses, que tanto contribuíram para o desenvolvimento do agronegócio. Também homenageará a Holanda, um grande e antigo parceiro comercial do nosso país", disse Hauly. No Paraná, as comemorações vão marcar a passagem dos 100 anos de imigração holandesa na região dos Campos Gerais. Embora as relações culturais entre holandeses e brasileiros remontem mais de quatro séculos, foi em Carambeí (PR) que se formou, a partir de 1911, a colônia considerada, por muito tempo, a única tipicamente holandesa no País. O calendário das festividades do centenário no Estado foi lançado durante coletiva de imprensa realizada na sede do Sistema Ocepar, no último dia 23 de fevereiro, em Curitiba, com a presença de dirigentes cooperativistas, jornalistas e convidados.
Comemorações - As comemorações acontecem entre os dias 1 e 4 de abril, em Carambeí, tendo como principal atração a inauguração oficial do Parque Histórico de Carambeí (PHC) que ocupa área de 100 mil metros quadrados, com cinco unidades culturais interligadas: a Casa da Memória, que reunirá registros da vida cotidiana dos holandeses por meio de objetos, roupas e móveis que eles usavam; a Vila Histórica, representando as primeiras casas habitadas pelos imigrantes na região e a Estação de Trem Carambeí, da Brazil Railway Company; a "Engenharia das Águas", ala que mostrará as principais soluções aprimoradas por esse povo, como pontes e diques. Já o Centro Cultural Amsterdã reproduzirá um quarteirão com os famosos canais da capital holandesa. Também será inaugurado um parque de exposições.
Outras atrações - A programação contempla ainda um festival de tortas e artesanato, show musical e aéreo, parques infláveis e apresentações culturais, entre outras atividades. O evento será aberto com o Fórum Empresarial, no dia 1. No segundo dia, o parque abrirá as portas às 9h15. Estão agendados desfile temático com Banda Marcial, inauguração da Vila Histórica de Carambeí com show aéreo, apresentações culturais, show de fogos Piromusical com Balonismo, entre outros. O domingo começará com a Cavalgada dos Imigrantes, no centro de Carambeí, e término no Parque Histórico, onde será celebrado o Culto Ecumênico para toda a população e convidados da festa, além da meia maratona do Centenário da BRF.
Livro - No dia 04 de abril será lançado oficialmente o segundo livro da Coleção Imigrantes. A publicação esclarecerá detalhes da trajetória da Associação do Parque Histórico de Carambeí, cuja diretoria é formada por Dick Carlos de Geus, Franke Dijkstra e Gaspar João de Geus, que, além de descendentes de holandeses, possuem forte vínculo com o agronegócio da região. Saiba mais acessando www.parquehistoricodecarambei.com.br
Calendário - O ano da Holanda no Brasil também será comemorado em outras regiões do País. O calendário de eventos programados para 2011 está disponível no site www.anodaholandanobrasil.com.br
Clique aqui para acessar a lei 12.392, que institui o 2011 como o Ano da Holanda no Brasil