IMERSÃO: Professores que participam do Programa Cooperativas-Mirins conhecem a Casa do Cooperativismo Paranaense

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

imersao 12 04 2024O Sistema Ocepar recebeu, na manhã desta sexta-feira (12/04), em Curitiba, um grupo formado por cerca de 50 professores de diversos municípios, responsáveis pela execução do Programa de Cooperativas Mirins e Escolares nos estabelecimentos de ensino da área de atuação do Sicoob Unicoob, sediado em Maringá, no Noroeste do Estado. A visita à organização fez parte do roteiro da Imersão em Cooperativismo realizada pela Cooperativa Paranaense de Turismo (Cooptur). O superintendente da Fecoopar, Nelson Costa, deu as boas-vindas ao grupo que, na sequência, assistiu a uma apresentação institucional feita pela analista do Sescoop/PR, Luciane Aparecida Pereira da Silva Goncalves, que forneceu detalhes sobre o trabalho realizado pelo Sistema Ocepar com o propósito de promover o desenvolvimento sustentável do cooperativismo paranaense. Na sequência, a instrutora credenciada pelo Sescoop/PR, Micheli Casaroli, destacou a importância do papel dos profesores no Programa de Cooperativas Mirins e Escolares. 

Paraná - No Paraná, há 47 cooperativas mirins e escolares constituídas em 30 municípios, abrangendo 1.910 associados, que são estudantes com idade a partir de 9 anos, e 89 professores orientadores. Elas são formadas com apoio do Sescoop/PR e em intercooperação com cooperativas de diferentes ramos, como agropecuário, crédito e de trabalho, produção de bens e serviços, por exemplo, que atuam como madrinhas das cooperativas mirins e escolares e fornecem todo o apoio em sua formação.

 

Programa - O Programa de Cooperativas Mirins e Escolares tem finalidade educacional e se ampara no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990) e na Lei nº 5.764/71, que define a Política Nacional de Cooperativismo. O programa abrange diversos pontos, como a constituição de novas cooperativas, com crianças e adolescentes; estudos e aprofundamento da educação cooperativista; o desenvolvimento do objeto de aprendizagem e o trabalho colaborativo.

 

Conteúdos Relacionados