IMERSÃO: C.Vale traz integrantes dos núcleos jovem e feminino para conhecer Sistema Ocepar

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Na última terça-feira (14/11), o Sistema Ocepar recebeu mais um grupo do Programa de Imersão do Cooperativismo, iniciativa apoiada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná (Sescoop/PR) e viabilizada com o apoio da Cooptur (Cooperativa de Turismo do Paraná). Desta vez, a visita foi da C.Vale, cooperativa agroindustrial sediada em Palotina, oeste do Paraná. O grupo da C.Vale foi recebido pela analista do Sescoop/PR, Raquel Palhano, que na ocasião, falou sobre o papel do Sistema Ocepar no apoio ao desenvolvimento do cooperativismo paranaense.

Conhecimento - “Trouxemos 35 pessoas, a maioria integrantes dos comitês de jovens e femininos da cooperativa”, contou a assessora de cooperativismo da C.Vale, Mirna C. Klein Furio. “A visita também proporcionou uma compreensão mais profunda do cenário cooperativista paranaense. Agradeço ao Sistema Ocepar pela receptividade e às cooperativas Cotriguaçu, por nos proporcionar durante essa imersão uma visão de como a produção agrícola é exportada, e também a Cooptur que desempenhou um papel fundamental na organização dessa jornada”, completou Mirna.

Programação - A representante da Cooptur, Douwtje van Westering, contou que, após a visita ao Sistema Ocepar, o grupo seguiu para Paranaguá, onde se localiza o principal porto do estado, e também a Cotriguaçu (Cooperativa Central Regional Iguaçu), conhecendo de perto o processo pelo qual a produção que eles cultivam no campo é escoada para o mercado internacional. A Cotriguaçu é fruto da quatro cooperativas do oeste do Paraná – Coopavel, C.Vale, Copacol e Lar. Ela atua nos ramos portuário, moinho de trigo, câmara frigorífica e armazéns graneleiros.

Visita - A programação no litoral do estado incluiu também uma visita à Ilha do Mel para explorar o estilo de vida local e uma oportunidade única de observar o Porto de Paranaguá de outro ângulo. A imersão culminou com uma vivência em cooperativismo no Ninho do Corvo. “A imersão concluiu-se com uma vivência em cooperativismo no Ninho do Corvo, reforçando os princípios e valores que sustentam o movimento cooperativista”, contou.

FOTOS: Marli Vieira / Sistema Ocepar

Conteúdos Relacionados