IBGE: Produção industrial cresce 0,2% em junho

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A produção industrial cresceu 0,2% em junho sobre maio, na série com ajustes sazonais, de acordo com dados divulgados na Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) nesta quarta-feira (01/08) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi o primeiro resultado positivo após três meses seguidos de taxas negativas, que acumularam perda de 2,1%, segundo o instituto. Em maio, a produção cedeu 1% sobre abril, dado revisado de uma baixa de 0,90%. O resultado ficou abaixo da média de projeções coletadas pelo Valor Data entre 11 instituições, que apontava o crescimento de 0,5% da produção industrial em junho.

Alívio - A avaliação dos analistas é que as medidas de estímulo à indústria concedidas pelo governo, o ciclo de queda da taxa de juros e a desvalorização do real dariam algum alívio, ainda que modesto, para a indústria em junho. Já na comparação com o mesmo mês do ano passado, a produção da indústria caiu 5,5%, "décimo resultado negativo consecutivo nesse tipo de comparação e o mais intenso desde setembro de 2009", quando houve retração de 7,6%, segundo o IBGE. Com o resultado de junho, o setor acumulou queda de 3,8% no primeiro semestre e baixa de 2,3% nos 12 meses terminados em junho.

Comparação - A comparação entre junho e maio mostrou alta de 1,4% na produção de bens de capital, já com ajustes sazonais. Na mesma base de comparação, a produção de bens intermediários caiu 0,9%, enquanto a de bens de consumo duráveis subiu 4,8% e a de bens de consumo semi e não duráveis avançou 1,8%. Em relação a junho de 2011, a produção de bens de capital recuou 15,3%, a de bens intermediários caiu 4,5%. A produção de bens de consumo duráveis recuou 6% e a de bens de consumo semi e não duráveis caiu 1,8%.

Semestre - No acumulado do ano até junho, a produção de bens de capital caiu 12,5%, a de bens intermediários recuou 2,5%; a de bens de consumo duráveis caiu 9,4%, e a dos bens de consumo semi e não duráveis caiu 0,3%. Nos últimos 12 meses encerrados em junho, a produção de bens de capital caiu 5,5%; a de bens intermediários teve retração de 1,5%; os bens de consumo duráveis recuaram 7,6% e os bens de consumo semi e não duráveis caíram 0,3%. (Valor Econômico)

Conteúdos Relacionados