Iapar promove avaliação de semeadoras de plantio direto
Notícias representação
Artigos em destaque na home: Nenhum
Agricultores e técnicos do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e do Paraguai devem acompanhar os resultados da avaliação de máquinas agrícolas. Nos dias 27 e 28 de junho (sexta-feira e sábado) será realizada, em Guaíra, a apresentação dos resultados de avaliação de semeadoras-adubadoras de plantio direto. A promoção é do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Itaipu Binacional e prefeitura de Guaíra.
Durante vários anos a Área de Engenharia Rural do Iapar, vinculado à Secretaria da Agricultura e Abastecimento, avaliou máquinas agrícolas visando oferecer dados para sua melhor adequação às necessidades do agricultor nas diferentes regiões do Paraná. Os resultados desse trabalho – e sua contribuição ao desenvolvimento tecnológico – têm sido discutidos em eventos técnicos regionais.
Agora, no evento técnico de Guaíra, a discussão ganha âmbito nacional, com maior volume de informações técnicas. Por esta razão, o pesquisador Ruy Casão Júnior, coordenador da Área de Engenharia Agrícola, considera inédito o evento. Ao todo foram avaliados mais de 60 parâmetros, como exigência de potência, distribuição de sementes e adubo, manutenção da palha após a semeadura, lubrificação e desempenho dos componentes que dão acabamento à semeadura.
Interesse - Tendo em vista o interesse que o assunto vem despertando, os pesquisadores esperam cerca de 5 mil agricultores e técnicos nos dois dias de atividades, principalmente dos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Paraguai e São Paulo. Orlando Pessuti, vice-governador e secretário da Agricultura; Onaur Ruano, presidente do Iapar; Nelton Friedrich, diretor da Itaipu Binacional e Manoel Kuba, prefeito de Guaíra, são algumas das autoridades cujo comparecimento também é aguardado. A abertura oficial será no dia 27 de junho, às 14 horas, com a distribuição da Circular 127. No período da manhã haverá palestra presidente da Associação Brasileira de Plantio Direto, Herbert Bartz. O evento será realizado em uma propriedade localizada no trevo de Guaíra, saída para Umuarama.