IAPAR: Instituto vai leiloar 300 animais neste sábado, em Ponta Grossa

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) venderá cerca de 300 animais de seu plantel neste sábado (28/04), em leilão que terá início às 14 horas no Centro Agropecuário Municipal de Ponta Grossa. Também serão ofertados lotes de criadores associados à Sociedade Rural dos Campos Gerais, entidade promotora do evento.
 
Produção - Segundo o pesquisador José Moletta, não se trata de venda de material genético do Iapar, mas de produção de bovinos da instituição. Os lotes são formados por machos e fêmeas que podem ser destinados para cria, recria ou engorda. São animais provenientes das pesquisas realizadas para desenvolvimento da raça Purunã, provenientes da Fazenda Modelo, em Ponta Grossa, e de outras estações experimentais espalhadas pelo estado.
 
Genética Purunã – Moletta orienta os pecuaristas interessados em adquirir genética do Purunã – e participar do processo de multiplicação da raça – a procurar a Estação Experimental Fazenda Modelo, em Ponta Grossa (tel.: 42 3226-3251 ou Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.).
 
Pesquisa - O Iapar iniciou as pesquisas para desenvolvimento do Purunã no início da década de 80, visando oferecer aos pecuaristas um animal capaz de produzir carcaças de elevado padrão, com baixo custo e que ficassem prontos para abate em pouco tempo. Para alcançar esses objetivos, os pesquisadores partiram de cruzamentos sucessivos e controlados, envolvendo animais puros das raças Aberdeen Angus, Canchim, Caracu e Charolês.
 
Registro - Hoje, decorridos mais de 30 anos de trabalho, a raça Purunã está em processo de registro no Ministério da Agricultura. Segundo Moletta, são animais que aliam as características economicamente mais relevantes de cada grupo formador. “Alia a rusticidade, tolerância ao calor e resistência aos carrapatos do Caracu e do Canchim; a carcaça com alta qualidade de marmoreio, cobertura de gordura e elevada porcentagem de carnes nobres do Aberdeen Angus e, ainda, a alta velocidade de ganho de peso do Charolês”, explica. O nome Purunã é uma homenagem à serra que delimita os Campos Gerais, tradicional região agropecuária paranaense.
 
Informações - Mais informações sobre o leilão podem ser obtidas pelos telefones (42) 3239-4934 e (43) 3338-2060.
 
Serviço - Leilão da Sociedade Rural dos Campos Gerais, Iapar & convidados / Data: sábado, 28 de abril /
Local: Recinto de leilões do Centro Agropecuário Municipal de Ponta Grossa, localizado na rua Margarida, 1.050 – Bairro Santa Terezinha. (Imprensa Iapar)

Conteúdos Relacionados