H1N1: Gestantes e crianças de 2 a 5 anos poderão tomar a vacina até dia 11
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Secretaria estadual da Saúde anunciou no último dia 2 de junho a prorrogação da campanha de vacinação para dois grupos prioritários contra a Nova Gripe. Gestantes e crianças de 2 a 5 anos incompletos poderão tomar a vacina até dia o 11 de junho em todos os municípios do Paraná.
Segunda dose - O secretário da Saúde, Carlos Moreira Júnior, lembra que os pais e responsáveis devem levar as crianças novamente aos postos de saúde para receberem a segunda dose da vacina após 21 dias do recebimento da primeira dose. "Não há proteção. É necessário que os pais levem as crianças para tomarem a segunda dose e deixem seus filhos protegidos do vírus da Nova Gripe", afirmou.
Balanço - O Paraná vacinou até o momento 4,9 milhões de pessoas, o que corresponde a 94% de todo o público alvo previsto pelo Ministério no Paraná, incluindo as crianças maiores de dois a menores de cinco anos. O número é superior aos outros estados da Região Sul, já que Santa Catarina imunizou 2,5 milhões e o Rio Grande do Sul cerca de 4 milhões de pessoas. Grupos como os portadores de doenças crônicas e trabalhadores em saúde superaram os 100%, imunizando mais pessoas do que o inicialmente previsto pelo Governo Federal. Indígenas, adultos de 20 a 29 anos e gestantes alcançaram a meta de 80% do público alvo total.
Casos confirmados - O Paraná este ano já registrou 1.223 casos confirmados da doença e outros 1.937 foram descartados. Onze pacientes tiveram complicação no quadro clínico e morreram. (AEN)