GRÃOS I: Produção de soja em 2006 foi a maior da história
- Artigos em destaque na home: Nenhum
De acordo com a Pesquisa Agrícola Municipal de Cereais, Leguminosas e Oleaginosas do IBGE, referente ao ano passado, o resultado foi obtido mesmo com uma redução de 5,7% na área plantada, em relação à safra de 2005. O recuo no plantio foi atribuído aos baixos preços do produto no mercado internacional e, também, à valorização do real. Apesar do aumento na produção, o levantamento também apontou queda de 15,1% no valor obtido com a comercialização da safra de soja, explicada também pela desvalorização nos preços do produto.
Produtividade - Segundo Alfredo Guedes, analista agrícola do IBGE, o novo recorde na produção de soja resulta do aumento de 6,7% na produtividade, gerado por condições climáticas favoráveis e pela concentração de investimentos dos produtores. "Houve uma redução na área de soja, por causa das questões de preço, mas com melhores condições climáticas, principalmente na região sul, tivemos uma recuperação da produção e um recorde. Além disso, como os produtores diminuem um pouco a área, eles podem investir um pouco mais na quantidade de insumos, como fertilizantes e herbicidas", avaliou.
Por Estado - O maior produtor de soja no Brasil em 2006 foi o estado do Mato Grosso, que colheu 15,5 milhões de toneladas do produto – cerca de 30% da produção nacional. Em seguida vêm os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás. Entre os municípios, Sorriso (MT) foi responsável por 3,4% do total da soja brasileira, embora sua produção tenha caído 0,8% em relação a 2005. O cultivo de soja representou 44,3% da colheita de grãos no país em 2006 que, segundo o IBGE, somou 117,3 milhões de toneladas. (Fonte: Agência Brasil / Boletim Cocamar)