GOVERNO II: Novos secretários assumem em cerimônias de transmissão de cargo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Os novos secretários de Estado nomeados pelo governador Beto Richa participaram, na segunda-feira (03/01) e terça-feira (04/01, de cerimônias de transmissão de cargo. Na Segurança Pública assumiu Reinaldo de Almeida César; no Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri; na Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, na Cultura, Paulino Viapiana; na Agricultura, Norberto Ortigara e, na Justiça e da Cidadania, Maria Tereza Uille Gomes;no Meio Ambiente, Jonel Iurk; no Trabalho, Emprego e Promoção Social Luiz Claudio Romanelli; no Transporte e Obras Públicas, que juntas formarão a nova Secretaria de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho e na Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa.


Transportes e de Obras Públicas - O novo secretário de Estado dos Transportes, José Richa Filho, que também responderá pela secretaria de Obras Públicas, tomou posse nesta terça-feira (04), no auditório da Secretaria. Juntos, Transportes e Obras formarão a Secretaria de Infraestrutura e Logística, criada pelo governador Beto Richa.  José Richa Filho disse que a decisão oficial por investimentos em infraestrutura e logística deve significar a retomada do desenvolvimento que o Paraná merece. "A nova Secretaria deve ser instrumento para o novo Paraná que queremos". Richa Filho falou em ações integradas com todas as secretarias de governo, em buscar apoio dos deputados federais e estaduais, diálogo com os prefeitos e parcerias com o empresariado, com outros governos e organismos internacionais para conquistar novos investimentos que beneficiem a população paranaense.


Metas - O Secretário disse que o desenvolvimento se dará com planejamento, foco nos resultados e trabalho alinhado com a visão do Plano de Governo 2011-2014 da gestão Beto Richa. "Vamos promover a integração dos modais rodoviário, ferroviário, hidroviário e aeroviário do Paraná, que são segmentos importantes da economia para alavancar o crescimento e a competitividade", afirmou.

 

Agricultura  - O economista Norberto Anacleto Ortigara assumiu a pasta da Agricultura e do Abastecimento em substituição ao engenheiro agrônomo Erikson Camargo Chandoha. A cerimônia de transmissão de posse, bastante prestigiada com a presença do vice-governador Flavio Arns e cerca de mais de 500 pessoas, ocorreu na sede do Instituto Emater, em Curitiba. Ortigara afirmou que não abre mão do trabalho em parceria com as cooperativas, sindicatos rurais patronais e de trabalhadores rurais e dos movimentos sociais. Em sua gestão, pretende dar prioridade a parcerias com instituições públicas e privadas, a transparência e promover a melhoria do ambiente de negócios no campo. Os integrantes da equipe da Seab são: chefe de gabinete, Vera da Rocha Zardo; direção geral, Otamir Cesar Martins; departamento de fiscalização, Marco Antonio Teixeira Pinto; departamento de economia rural, Otmar Hubner; departamento de desenvolvimento agropecuário, Rômulo de Assis Lima.

 

Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná - O novo secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Jonel Nazareno Iurk, assumiu o cargo em Curitiba. Na mesma solenidade foi empossado o presidente do Instituto das Águas do Paraná, Marcio Nunes. "O Sistema Sema é dotado de um corpo de servidores de altíssima qualificação e comprometimento com a sociedade paranaense. Desta forma, vamos interagir com todas as forças da sociedade capazes de contribuir para a proteção e a melhoria do meio ambiente de forma transversal e participativa", declarou o secretário Jonel Iurk. Em seu discurso o secretário do Meio Ambiente disse que a justa medida de sustentabilidade para o Paraná do governador Beto Richa, propõe a maior integração possível com todos os agentes e arranjos produtivos, nas suas mais diferentes formas de organização para o campo e a cidade, e uma gestão ambiental compartilhada entre União, Estado e Municípios. Durante a transmissão de cargo, Jonel Iurk, parabenizou a nomeação de Tarcísio Mossato Pinto para o IAP e Marcelo Nunes para o Instituto das Águas do Paraná.

 

Segurança Pública - Com uma reunião realizada em seu gabinete, o secretário de Estado da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, assumiu o cargo e deu início aos trabalhos na pasta. A reunião contou com a participação do coronel Marcos Teodoro Scheremetta, indicado para assumir o Comando Geral da Polícia Militar, e do delegado Marcus Vinicius Michelotto, indicado para o cargo de Delegado Geral do Departamento de Polícia Civil.


Desenvolvimento Urbano - Ao assumir o cargo de secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu), o deputado federal Cezar Silvestri garantiu que será exigente e intolerante quanto ao dinheiro público. "Não tenho como agir de outra forma: por obrigação, por ofício e por dever, terei que ser, e serei, extremamente exigente e intolerante nas ações que tratam do dinheiro público", disse.


Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul - Ricardo Barros recebeu o cargo do ex-secretário Virgílio Moreira Filho. O evento foi prestigiado por mais de 200 pessoas entre políticos, empresários e representantes de federações, sindicatos e órgãos de todo o Estado. Ele afirmou que o trabalho a frente vai seguir as diretrizes apresentadas na campanha pelo governador Beto Richa com o foco no fortalecimento das indústrias já instaladas no Paraná, na atração novos investimentos e, principalmente, na interiorização da industrialização.

Trabalho, Emprego e Promoção Social - Ao assumir o cargo, o novo secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Luiz Claudio Romanelli, falou sobre seu trabalho na implantação e defesa do salário mínimo regional. "Lutamos nos últimos cinco anos pelo mínimo regional, que é uma grande conquista. Vamos continuar com esse trabalho, fazer com que o mínimo regional seja instrumento para superar a desigualdade social, tendo em vista o efeito benéfico que ele tem sobre a economia paranaense e a renda do trabalhador. Vamos trabalhar intensamente também na geração de novos empregos", afirmou.


Cultura - Paulino Viapiana tomou posse em solenidade foi realizada no Auditório Paul Garfunkel da Biblioteca Pública do Paraná. Ele justificou a escolha do local para a transmissão do cargo por ser a mais antiga identificação da cultura, simbolizando todas as manifestações culturais. Viapiana adiantou alguns pontos de seu plano de governo. Entre as propostas está a criação da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, como a lei municipal em vigor, que funciona através da renúncia fiscal. Outro compromisso de Viapiana é a descentralização do governo com objetivo principal de ampliar a ação cultural no Paraná. "Os produtos devem ser acessíveis a toda a comunidade. A cultura deve ganhar espaço nas ruas, como a Virada Cultural, promovida em novembro, e que teve 350 atrações durante 24 horas."

 

Justiça e da Cidadania - A procuradora da Justiça Maria Tereza Uille Gomes tomou posse como secretária da Justiça e da Cidadania. Comprometida com as diretrizes do governo Beto Richa, Maria Tereza agradeceu ao governador do Paraná, à indicação de seu nome para assumir a pasta. "Nosso desafio será efetivar a escolarização e formação profissional nas penitenciárias, transformar as unidades em modelos industriais, criar num primeiro momento, seis mil vagas a fim de absorver presos que possam ingressar no Sistema Penitenciário, implantar o monitoramento eletrônico de presos, promover a discussão de proposta legislativa dentro do Conselho Penitenciário, sobre o processo de execução da pena, de forma eficaz e ágil", disse.

 

Família e Desenvolvimento Social - A primeira-dama do Paraná, Fernanda Richa, tomou posse como secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social na tarde de segunda-feira (03/01). "A igualdade de oportunidade e a inclusão social dos grupos, constituem sem dúvida, prioridade central deste Governo", afirmou Fernanda Richa. (AEN)

{gallery}noticias/2011/Janeiro/5/20111514131/{/gallery}

Conteúdos Relacionados