GOVERNANÇA COOPERATIVA: Bacen quer apoio da OCB a projeto para cooperativas de crédito
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Viabilizar um sistema de governança para contribuir com o desenvolvimento estruturado das cooperativas de crédito, tendo em vista a melhoria da gestão de mais de 1,4 mil cooperativas de crédito no Brasil e a solidez de todo o sistema financeiro nacional. Essa é proposta do Banco Central (Bacen), que apresentou o projeto de Governança Cooperativa para a OCB no último dia 1º. Para o Bacen, há um grande potencial de crescimento das cooperativas de crédito, consideradas importantes para o sistema financeiro nacional e o desenvolvimento econômico do País.
Finalidade - O objetivo do projeto, com prazo de dois anos, é disseminar diretrizes para as boas práticas de governança em cooperativas de crédito no Brasil, criando um processo de indução à utilização das práticas. Quanto melhor a governança dessas instituições, mais efetivo torna-se seu monitoramento pelo próprio Banco Central, informou a analista do Departamento de Organização do Sistema financeiro do Bacen, Elvira Ventura, que estava acompanhada dos consultores Joaquim Rubens e Marden Soares. O Bacen reconhece a importância da representatividade nacional da OCB e propôs a participação da instituição no novo projeto para apoiar, colaborar e divulgar a iniciativa, devido à capacidade de representação e canal de comunicação com as cooperativas de crédito, além da forte atuação do Conselho Especializado de Crédito da OCB (Ceco).
Manual - Na ocasião, o superintendente Técnico da OCB, Ramon Belisário, manifestou apoio ao projeto e informou aos representantes do Bacen que o Sistema OCB desenvolveu o Manual de Governança Cooperativa, apresentado no V Seminário Tendências do Cooperativismo Contemporâneo, realizado na semana passada, em Manaus (AM). Segundo Belisário, a publicação da OCB vai proporcionar maior transparência e qualidade das ações administrativas, de modo a potencializar o ponto de equilíbrio entre social e o econômico, alavancando o desenvolvimento sustentado e estruturado das cooperativas de todos os ramos interessados. Participaram também da reunião o gerente de Mercados, Evandro Ninaut, e o técnico Sílvio Giusti, especialista em cooperativismo de crédito. (Informe OCB)