GETEC: Confira o informe semanal da Coordenação de Relações Parlamentares do Sistema Ocepar
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Coordenação de Relações Parlamentares do Sistema Ocepar, vinculada à Gerência de Desenvolvimento Técnico (Getec) e sob a responsabilidade da advogada Daniely Andressa da Silva, publicou, nesta sexta-feira (28/10), o Informe Semanal referente ao período de 24 a 28 de outubro. O setor foi criado com o propósito de fazer o acompanhamento das matérias de interesse do cooperativismo em discussão tanto no Congresso Nacional como na Assembleia Legislativa do Paraná, das leis publicadas no âmbito do executivo (federal, estadual e municipal), além de outros temas vinculados às áreas de atuação das cooperativas do Paraná. Confira os destaques do boletim.
Cenário economico e cooperativismo - Na terça-feira (25/10), o Sistema OCB realizou uma live com a participação do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do chefe da Assessoria Especial de Estudos Econômicos do Ministério, Rogério Boueri. Na oportunidade, o ministro fez uma análise sobre a economia brasileira no atual momento, referindo os impactos decorrentes de cenários críticos impostos pela pandemia e pela Guerra na Ucrânia e, de outro lado, destacando os sinais de recuperação a partir do crescimento do PIB, queda da inflação e redução das taxas de desemprego. Em sua fala, ainda, o ministro também salientou o papel do cooperativismo enquanto modelo de equilíbrio entre as dimensões social e econômica, resultando no crescente fortalecimento das faixas de renda média da economia. A live foi acompanhada, ao vivo, por mais de 1.000 lideranças cooperativistas, e contou com a participação do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, e dos integrantes da diretoria, José Roberto Ricken, Ronaldo Scucato, André Pancelli, Roberto Cury e Remy Gorga Neto. O evento foi conduzido pela superintendente do Sistema OCB, Tânia Zanella. Para assistir ao conteúdo da live, acesse https://in.coop.br/live-economia-coop.
Programa de Educação Política - paraná.coop+ - Dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral indicam que no 1° turno das eleições 2022, cerca de 32,7 milhões de brasileiros deixaram de votar. O Estado do Paraná registrou um índice de abstenção de 19,5%, que representa aproximadamente 1,3 milhões de eleitores que, mesmo aptos, não exerceram seu direito ao voto. O município com maior índice de abstenção em números absolutos foi Curitiba, com mais de 262 mil abstenções. Já em índice proporcional, o município com maior abstenção foi Nova Londrina, com 28,37%. Neste domingo, dia 30/07, ocorrerá o 2° turno das eleições, com a disputa, no Paraná, apenas para o cargo de Presidente da República. Diante do elevado índice de abstenções registrado no Estado, a Justiça Eleitoral tem atuado para incentivar os eleitores a comparecerem às urnas, destacando que mesmo quem não votou no 1° turno, poderá fazê-lo neste domingo. O voto, mais que um dever, é um direito de todo cidadão, é o instrumento de manifestação de vontade dos brasileiros para o fortalecimento da democracia. Por isso, compareça às urnas e exerça o seu direito de escolher quem vai lhe representar pelos próximos anos.