GETEC: Confira o informe semanal da Coordenação de Relações Parlamentares do Sistema Ocepar

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

getec coordenacao parlamentar 16 09 2022A Coordenação de Relações Parlamentares do Sistema Ocepar, vinculada à Gerência de Desenvolvimento Técnico (Getec) e sob a responsabilidade da advogada Daniely Andressa da Silva, publicou, nesta sexta-feira (16/09), o Informe Semanal referente ao período de 12 a 16 de setembro. O setor foi criado com o propósito de fazer o acompanhamento das matérias de interesse do cooperativismo em discussão tanto no Congresso Nacional como na Assembleia Legislativa do Paraná, das leis publicadas no âmbito do executivo (federal, estadual e municipal), além de outros temas vinculados às áreas de atuação das cooperativas do Paraná. Confira os destaques do boletim desta semana.

Programa de Educação Política parana.coop+ - Entre os dias 12 e 15 de setembro, o Sistema Ocepar realizou os Encontros de Núcleos com a participação de 980 lideranças cooperativistas de todo o Estado. As reuniões foram realizadas em Arapoti (12/09), com lideranças das cooperativas da Região Centro-Sul; em Mariópolis (13/09); com representantes das cooperativas do Sudoeste; em Cafelândia (14/09), com lideranças da região Oeste; e em Rolândia (15/09), com cooperativistas das regiões Norte e Noroeste. O tema dos Encontros foi o Programa de Educação Política, que tem como objetivo incentivar a participação política dos cooperativistas e apresentar as ações de representação político-institucional do setor através da Frencoop, Frente Parlamentar do Cooperativismo. Fundado na observância aos princípios democráticos, trata-se de iniciativa suprapartidária, respaldada na neutralidade ideológica e nas premissas de transparência e prestação de contas de ações de representação que propiciam o fomento de políticas públicas para o desenvolvimento do setor.

Registros de candidaturas - Na segunda-feira (12/09), terminou o prazo dos Tribunais Regionais Eleitorais dos Estados para julgar os registros de candidatura para as eleições 2022. Para o cargo de Deputado Federal, do total de 10.619 candidatos inscritos, 710 foram considerados inaptos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e 552 aguardam julgamento. No dia da votação, os votos que sejam registrados para candidatos inaptos serão considerados nulos. No Paraná, dos 632 pedidos de registro para a disputa de Deputado Federal, 557 foram deferidos, 26 foram indeferidos e aguardam julgamento de recurso. Foram registradas 21 renúncias e os demais registros aguardam julgamento. Para o cargo de Senador, dos 10 pedidos de registro, 9 foram deferidos e apenas 01 ainda aguarda julgamento. Para a disputa para o cargo de Deputado Estadual, dos 902 pedidos de registro, 773 foram deferidos e 59 foram indeferidos, porém aguardam o julgamento de recurso. As informações sobre as candidaturas podem ser consultadas no site do TSE https://divulgacandcontas.tse.jus.br/.

Clique aqui para conferir o Informe Semanal da Coordenação de Relações Parlamentares do Sistema Ocepar em arquivo PDF

 

Conteúdos Relacionados