Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

G7: Grupo discute ações para o Rio Grande do Sul e conectividade rural

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

As mobilizações para ajudar os desabrigados devido às chuvas no Rio Grande do Sul, bem como e o Programa Conectividade Rural foram os temas discutidos, na manhã dessa segunda-feira (20/04), em Curitiba, pelo G7, grupo composto pelas sete entidades representativas do setor produtivo paranaense.

Empenho - O coronel Sérgio Malucelli, que coordena o G7, destacou o empenho das entidades federativas em contribuir com as doações para os gaúchos, realizando campanhas e se dispondo a serem pontos focais para o recebimento dos donativos em diferentes regiões do Estado. Segundo a Defesa Civil do Paraná, os cidadãos de todos os municípios já doaram mais de 9 mil toneladas, que foram para o Rio Grande do Sul por meio 519 caminhões. “Neste momento, estamos em busca de outros 14 caminhões para realizar o transporte das doações que o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil já receberam”, disse Malucelli, agradecendo a participação de todas a entidades por encamparem campanhas desta natureza em suas federações.

Conectividade rural - Os líderes do G7 também conheceram em detalhes o Programa Conectividade Rural. O secretário de Indústria e Comércio do Paraná, Ricardo Barros, e sua equipe discorreram sobre as etapas do programa, que é uma ação liderada pela Secretaria de Estado e Inovação (SEI) em conjunto com 17 órgãos públicos, entre secretarias estaduais, estatais e institutos, 15 players do setor privado, como operadoras e empresas de tecnologia,  mais seis entidades representantes da sociedade civil. “Foram identificados 696 pontos do Paraná que ainda não possuem acesso à internet. Este projeto visa levar conexão e desenvolvimento a essas regiões e para que isso ocorra, juntamos uma equipe multidisciplinar que está trabalhando para essa fase de implantação do programa”, afirmou Barros.

Necessidades específicas - O Conectividade Rural vai atuar diretamente nas necessidades específicas e em áreas de difícil acesso, desenvolvendo soluções eficazes que atendam as demandas dessas comunidades. As estratégias englobam desde conexão à internet via satélite até ampliação de cobertura por meio das operadoras de telefonia.

Presenças - Participaram da reunião, o coordenador do G7 e presidente do Sistema Fetranspar, Sérgio Malucelli; o vice-governador e presidente do Sistema Fecomércio, Darci Piana; o superintendente da Fecoopar, Nelson Costa; o vice-presidente da Faep, Ágide Eduardo Meneguette; o presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos; o presidente da Faciap, Fernando Moraes; o secretário de Indústria e Comércio do Paraná, Ricardo Barros; o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/PR, Ercílio Santinoni, e o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta.

G7 - O G7 é composto pela Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio-PR), Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), e Associação Comercial do Paraná (ACP).

Conteúdos Relacionados