FRIMESA: Inauguração da indústria de carnes reúne mais de 3 mil pessoas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Suinocultores integrados, colaboradores, autoridades e empresários da região oeste do Paraná acompanharam, no dia 13 de dezembro, uma das maiores e mais significante conquista para a Frimesa. A inauguração da nova planta industrial de suínos, que comemorou os 30 anos de atividade da Cooperativa, reuniu mais de três mil pessoas em Medianeira no oeste do Paraná.  O empreendimento integra o complexo industrial formado pelo abatedouro, uma indústria de processamento de derivados de carne suína e uma central de distribuição.

 

A indústria em números - Os investimentos somam R$ 52 milhões, sendo parte dos recursos financiados pelo BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. As obras iniciaram em dezembro de 2005. A nova planta industria tem 50 mil metros quadrados, podendo abater 6 mil suínos por dia - meta para 2012. Antes, esse número era de 24 mil metros quadrados e 1,5 mil suínos, respectivamente. Já a capacidade de industrialização mensal chegará a 15 mil toneladas de produtos, sendo seis mil de cortes resfriados e congelados e nove mil de produtos industrializados.

 

Inauguração - A inauguração contou com apresentação da Orquestra Paranaense de Viola Caipira FAG seguido pela exibição de um documentário relembrando as três décadas de trajetória da Frimesa. Também foram realizadas homenagens para os suinocultores integrados, colaboradores e ex-dirigentes que participaram na construção da cooperativa. Para o presidente Valter Vanzella, a Frimesa tem muitos motivos para comemorar. "Esse é o resultado do trabalho de muita gente. Chegamos aos 30 anos com produtos reconhecidos no mercado. O projeto de crescimento implantado pelas cooperativas a trará reflexos importantes para todos as pessoas que compõe a cadeia produtiva".

 

Benefícios - O projeto é resultado da determinação das cooperativas na promoção da cadeia de suínos do Oeste paranaense. Mais de 750 suinocultores integrados às cooperativas filiadas (Copagril, Lar, C.Vale, Copacol e Cooperlac) estão sendo beneficiados diretamente com os investimentos. Eles também estão ampliando ou instalando a atividade nas propriedades com a finalidade de atender a nova demanda industrial. O empreendimento vai contribuir para consolidar a economia de Medianeira e região, gerando mais empregos e renda à população. Em síntese, são mil novos empregos, a médio prazo - contra os atuais 2.030, e o valor dos impostos gerados vai triplicar, passando para R$ 96 milhões anualmente. (Imprensa Frimesa)

Conteúdos Relacionados