FRAUDE II:Comunicado Oficial OCB, CBCL e OCEMG

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a Confederação Brasileira das Cooperativas de Laticínios (CBCL) e o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (OCEMG) lamentam os fatos ocorridos no Sul de Minas e Triângulo Mineiro, envolvendo cooperativas de produtores de leite e esclarecem que:

As 7.603 organizações cooperativas com seus 7,3 milhões de associados no Brasil, repudiam qualquer tipo de fraude em produtos e serviços oferecidos à população.

A constatação de irregularidades pela Polícia Federal em cooperativas de laticínios é um fato isolado, cujas investigações ainda estão em andamento. Atualmente, são 350 cooperativas, representantes de 151 mil produtores, que respondem por 40% da captação de leite no País. Em Minas Gerais, 105 cooperativas são responsáveis por 50% da produção de leite.

Nossa expectativa é que esta seja uma ação continuada e estendida a todos os laticínios, indistintamente, como forma de tranquilizar o consumidor e os produtores. A fiscalização e o combate à fraude têm sido uma reivindicação constante das cooperativas, por meio de suas representações, junto aos órgãos competentes.

O leite é um alimento nobre, intimamente ligado à saúde humana. Ações de órgãos que garantem a segurança dos alimentos devem ser bem recebidas pela população.

As cooperativas em todo o mundo praticam princípios e valores como adesão voluntária e livre, gestão democrática, participação econômica de seus sócios, autonomia e independência, educação e intercooperação, destacando-se o interesse pela comunidade, com ênfase na responsabilidade social e no desenvolvimento sustentável.

Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB)

Confederação Brasileira das Cooperativas de Laticínios (CBCL)

Sindicado e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (OCEMG)

Conteúdos Relacionados