FRANGO: COOPAVEL RECEBE CERTIFICADO DE APPCC

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Na última segunda-feira, 1º de abril, o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, esteve em Curitiba, na Federação das Indústrias no Estado Paraná, onde recebeu o Atestado de Conformidade com o Sistema APPCC - Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle. O certificado que refere-se a linha de cortes congelados de frango, foi entregue durante o Fórum de diretores e empresários da FIEP. Durante a solenidade Grolli apresentou um resumo sobre a Coopavel e agradeceu à FIEP, em nome de seu presidente, José Carlos Gomes de Carvalho, pelo apoio na implantação do APPCC no Frigorífico de Aves. Os agradecimentos foram extensivos ao Sr. Pascoal Guimarães Robs , Consultor no projeto a nível nacional, ao sr. Antônio Tavares, consultor do Senai e à sra. Izabella Ferrari, que acompanhou a implantação do sistema na Coopavel.

Segurança ao consumidor - O APPCC é um sistema de segurança alimentar, que controla os perigos de forma preventiva, através de análise completa de todos os pontos de risco do sistema de produção, manipulação, processamento e consumo de cada produto. São técnicas utilizadas passo a passo para avaliar o fluxo do alimento, seja na fabricação, nas operações de abate, plantas de processamento, distribuição ou nos estabelecimentos onde esses alimentos serão servidos. O objetivo de sua implantação é aumentar a proteção à saúde pública bem como garantir o futuro da indústria de alimentos. Os países importadores, principalmente Estados Unidos e Europa, exigem a implantação do APPCC nas indústrias de seus fornecedores. Portanto, essa certificação trouxe para a Coopavel a garantia de comercialização para esses mercados.

Satisfação - Para Dilvo Grolli, o foco principal da empresa é a satisfação do cliente. "Temos que oferecer produtos seguros para os nossos consumidores. E o APPCC garante um item fundamental nesse processo, que é a segurança do alimento". A garantia está no monitoramento e assistência técnica, pelos profissionais da Coopavel, que vai desde a produção da matéria prima até a mesa do consumidor, seguindo-se as normas e procedimentos técnicos com a utilização de equipamentos de última geração. "Com a globalização do mercado, precisamos ser cada dia mais competitivos. Para isso precisamos de melhorias contínuas", destacou Grolli, lembrando que a implantação de novas tecnologias e controles e a segurança alimentar são imprescindíveis para a estratégia de crescimento da Coopavel.

Necessidade - O Brasil é o segundo maior produtor mundial de carne de frango. Produz 6,6 milhões de toneladas e exporta 1,25 milhão de toneladas. Isso mostra que o Brasil precisa melhorar sua presença no mercado mundial. Mas isso depende da consciência e da responsabilidade das empresas em ampliar suas exportações com qualidade e segurança. A certificação do APPCC dá à Coopavel condições para pleitear novos mercados, porque significa a melhor apresentação dos produtos. Paralelamente à implantação do sistema de segurança alimentar, a Coopavel, procura investir cada vez mais na educação e treinamento de seus profissionais e na aquisição de máquinas e equipamentos modernos. "São investimentos que dão retorno não apenas para a empresa, mas dão segurança na sobrevivência no mercado e garantem o emprego das 2.600 pessoas que trabalham na empresa e dos 3.500 associados que produzem a matéria prima no campo", ressaltou o diretor presidente da cooperativa, Dilvo Grolli.

Conteúdos Relacionados