FPPL: Sistema OCB prestigia lançamento da Frente Parlamentar de Apoio ao Produtor de Leite
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, e o coordenador da Câmara Setorial do Leite, Vicente Nogueira, participaram, na quarta-feira (26/04) do evento de lançamento da Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite (FPPL), em Brasília.
Peso na economia - Em entrevista, Márcio Freitas lembrou que existem mais de um milhão de produtores de leite no Brasil. Segundo ele, a cadeia tem um peso importante na economia do país e, por isso, o trabalho da frente com o apoio do setor cooperativista será fundamental para contribuir com as ações do setor. “Essa frente vem para juntar os grandes, pequenos, médios e até aqueles que trabalham na subsistência, e ajudar no desenvolvimento de políticas públicas para toda a cadeia produtiva”.
Empregos - Vicente Nogueira lembrou que o setor emprega direta e indiretamente 20 milhões de brasileiros. “Com essa iniciativa os produtores de leite ficam mais fortalecidos e quem ganha com isso é o povo, com mais emprego e renda. O lançamento dessa frente representa um momento único para a cadeia. Acreditamos que, com esse apoio, ficará mais fácil caminhar em direção aos avanços que o setor precisa alcançar”.
Adesão - A nova frente recebeu a adesão de 198 parlamentares e será coordenada pela deputada Ana Paula Leão (MG). Segundo ela, a missão da bancada é dar voz ao produtor de leite no Congresso Nacional. “O leite também é agro. Precisamos cuidar dos nossos produtores e do país. Queremos de fato que a nossa luta seja reconhecida. Produtor de leite não tem sábado, nem domingo, nem feriado e nem férias. Acordamos junto com o sol, o trabalho é árduo, mas no fim do dia a sensação de dever cumprido é a melhor coisa que existe”.
Dados - Números:
- 1,171 milhão de estabelecimentos produtores de leite, desde o pequeno da agricultura familiar, passando por médios e grandes produtores;
- 92% dos bovinocultores do leite produzem até 200 litros por dia, caracterizados como pequenos produtores;
- 99% dos municípios brasileiros atuam na pecuária do leite
- 4,5 postos de trabalho direto na produção por propriedade;
- Mais de 5,2 milhões de famílias vivem da produção (no setor primário) do leite;
- 20 milhões de pessoas estão na cadeia produtiva do leite em empregos no transporte, industrialização e comercialização;
- O Brasil é o 5º maior produtor do mundo de leite, e o alimento é o sexto em importância na cadeia do agro brasileiro. (Sistema OCB)