FORUMCOOP 2012: Evento aborda as contribuições holandesas à agropecuária nacional

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

ForumCoop 06 11 2012A chegada dos imigrantes holandeses a região paranaense dos Campos Gerais e suas contribuições para a agropecuária brasileira serão tema de uma das palestras apresentadas durante o Fórum Coop 2012, evento que encerra o calendário nacional alusivo do Ano das Cooperativas – declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O Fórum ocorrerá nos dias 22, 23 e 24 de novembro na cidade berço do cooperativismo de produção no Brasil, Carambeí, de onde surgiu a Batavo. O evento faz parte do calendário oficial da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e do Sindicato e Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar).

Legado - De acordo com Dick Carlos de Geus, presidente do Parque Histórico de Carambeí, as maiores contribuições da etnia em troca da acolhida foram o modelo de cooperativismo de produção, o melhoramento genético no gado leiteiro e a técnica do plantio direto. “A partir da década de 40 tivemos grandes contribuições à agropecuária brasileira”, explicou. “Na pecuária leiteira, em função dos investimentos dos últimos 70 anos, transformamos os Campos Gerais em uma das melhores bacias leiteiras do país, tida ainda como a melhor em qualidade”, destacou Dick.

Agricultura de extensão - Dick lembrou ainda que a colônia holandesa iniciou a agricultura de extensão na região principalmente com a chegada dos primeiros maquinários na década de 50. “Além disso, começamos com o conceito de preservação o solo, desenvolvida e aqui solidificada do plantio direto hoje espalhada por todo o país”, disse. Com relação ao plantio direto, ele esclareceu que a técnica surgiu com a necessidade, pois as características do solo da região não propiciava a agricultura extensiva. “Sem essa técnica, acredito que hoje não seria possível explorar a agricultura em nossa região”, afirmou. (Assessoria de Imprensa Forum Coop)

 

Conteúdos Relacionados