FÓRUM FUTURO 10: Ministra ressalta importância do Porto de Paranaguá para o país

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O governo federal vai incluir obras de interesse do setor produtivo paranaense em estudos que serão realizados para definir investimentos futuros em infraestrutura e logística. A proposta foi debatida nesta quarta-feira (22/08), em Brasília, quando um grupo de representantes das entidades que integram o Fórum Futuro 10 Paraná – liderada pelo presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo – se reuniu com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e com o presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo.

Pacote de concessões - Durante o encontro, os integrantes do Fórum expuseram suas preocupações em relação aos trechos ferroviários e rodoviários que cortam o Estado e que constam no Programa de Investimento em Logística – PAC das Concessões,anunciado recentemente pelo governo federal. Um dos pontos que não estavam muito claros para os integrantes do Fórum era se os trechos ferroviários previstos para o Paraná seriam interligados com o Porto de Paranaguá. A ministra esclareceu que o programa visa a integração do território nacional e contempla todos os estados. “Como nós divulgamos os eixos estruturantes nacionais, não ficou claro por onde seriam os traçados das ferrovias”, afirmou, ressaltando ainda que o governo reconhece a importância de Paranaguá no contexto nacional. “Nós vamos ter o porto de Paranaguá como um dos mais importantes do Brasil para os próximos 20 anos”, disse.

Esclarecedora - Para o superintendente da Ocepar, José Roberto Ricken, a reunião foi bastante esclarecedora e a ministra e seus assessores puderam pontuar cada uma das dúvidas colocadas pelas lideranças paranaenses. “Ficou tudo mais claro e o mais importante é que tivemos da própria ministra a garantia que o Porto de Paranaguá, para o governo federal, continua sendo prioridade no escoamento da safra de grãos e que investimentos serão feitos para isso”, lembrou.

Seminário técnico - No encontro, ficou acertado que a Fiep sediará, em meados de setembro, um seminário técnico para discutir a inclusão de obras pleiteadas pelo Paraná no Estudo Conceitual Ferroviário Centro-Sul. Desenvolvido pelo governo federal, o estudo vai analisar possibilidades de novas ligações ferroviárias que poderão atender o Interior do Estado e sua ligação com o Porto de Paranaguá. O seminário terá participação de representantes da recém-criada Empresa de Planejamento e Logística (EPL), da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., do Ministério dos Transportes e da Secretaria de Portos da Presidência da República.

Projeto Sul Competitivo - Também para auxiliar na busca por soluções para os gargalos logísticos que afetam o setor produtivo, a Fiep apresenta na próxima terça-feira (28/08), em Brasília, o projeto Sul Competitivo. Elaborado em conjunto com as Federações das Indústrias de Santa Catarina e Rio Grande do Sul (Fiesc e Fiergs), por meio de uma consultoria contratada, o projeto faz um diagnóstico integrado da infraestrutura logística da Região Sul.

 Obras prioritárias – Durante o encontro com a ministra foi entregue um ofício em que as entidades que integram o Fórum enumeram as obras que consideram prioritárias para aumentar a competitividade do setor produtivo paranaense. As principais delas dizem respeito a ferrovias. O principal argumento é que o programa federal não prevê uma nova ligação ferroviária ao Porto de Paranaguá, passando por Cascavel e Guarapuava, considerada crucial ao escoamento da produção agropecuária do Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Ao contrário, o plano insere nos investimentos um ramal ligando Maracaju (MS) e Mafra (SC), sem interligação com a atual rede ferroviária do Paraná.

Divergência - O Fórum Futuro 10 também diverge da proposta de traçado da Ferrovia Norte-Sul no Paraná que foi incluída no programa. Enquanto o governo prevê a concessão de um trecho que ligará São Paulo a Rio Grande (RS) passando próximo a Curitiba, as entidades propõem um traçado que vá de Panorama (SP) a Chapecó (SC), passando por Maringá, Campo Mourão, Cascavel e Pato Branco.

Rodovias - Além disso, as entidades pedem a inclusão de três trechos de rodovias federais no programa de concessões. O principal é o projeto de construção da BR-101 no litoral do Paraná, criando um acesso alternativo aos portos do Estado e desafogando a BR-376 entre Curitiba e Joinville (SC). As duas outras obras reivindicadas são a duplicação da BR-163, entre Guaíra e Barracão, e a concessão da BR 476, entre Lapa e União da Vitória. O ofício entregue à ministra também contém o pedidos de obras para a ampliação da capacidade operacional o Porto de Paranaguá. Por fim, enumera as prioridades para os aeroportos do Paraná, solicitando especialmente a construção de uma pista de cargas no Afonso Pena, na Região Metropolitana de Curitiba.

Presenças – Também participaram da audiência, o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, o presidente da Fecomércio, Darci Piana; o vice-presidente da Associação Comercial do Paraná, Odone Martins Fortes; o vice-presidente Movimento Pró-Paraná, Wilson Portes e o presidente do Instituto de Engenharia do Paraná, Jaime Sunyê Neto. Ainda, os deputados federais Osmar Serraglio (coordenador da bancada), Luiz Nishimori, Eduardo Sciarra, Dilceu Sperafico, Alex Canziani, Cida Borghetti, Rosane Ferreira, Andre Vargas, Fernando Giacobbo, Rubens Bueno, Assis Couto e Angelo Vanhoni e o senador Sergio Souza.  (Com informações da Agência Fiep de Notícias e jornal Gazeta do Povo)

 

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