FÓRUM FUTURO 10: Entidades esperam que projeto de lei da inovação seja aprovado neste ano
- Artigos em destaque na home: Nenhum
As 17 entidades que integram o Fórum Permanente Futuro 10 Paraná esperam que o anteprojeto que trata da criação da lei estadual de inovação seja aprovado na Assembleia Legislativa ainda esse ano. “A Casa Civil encaminhou o projeto de lei para a Assembleia no dia 22 de agosto. O Fórum vai agora manter contato com os deputados e com o chefe da Casa Civil para reforçar a posição de consenso entre as entidades sobre a importância da aprovação da matéria ainda este ano”, informou o superintendente adjunto da Ocepar, Nelson Costa. Esse foi um dos encaminhamentos da reunião do Comitê Executivo do Fórum realizada na manhã desta quinta-feira (30/08), na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, que teve como foco discutir questões relativas à inovação. No encontro foi ainda decidido que o Comitê Técnico de Inovação do Fórum, do qual a Ocepar também faz parte, irá realizar um levantamento das iniciativas inovadoras desenvolvidas por diferentes instituições paranaenses. O trabalho deverá ser finalizado até o final de outubro, quando o Comitê Técnico também irá apresentar uma pré-programação de duas rodadas de negócios em inovação previstas para acontecer em 2013.
Prioridade – A inovação é uma das áreas prioritárias de atuação do Fórum Futuro 10, juntamente com infraestrutura, educação, empreendedorismo e gestão pública. Uma proposta com metas para os próximos quatro anos foi elaborada visando tornar o Paraná uma referência nessa área. De acordo com o gerente de inovação da Federação das Indústrias do Paraná, Felipe Cassapo, o ideal seria o Estado aplicar pelo menos 2% do seu Produto Interno Bruto (PIB) até 2016 para ter condições de enfrentar os desafios de competitividade do mercado global. “É preciso ter em mente que a inovação é a grande alavanca do crescimento da sociedade. Atualmente, apenas 1,7% das indústrias brasileiras investem de forma contínua em inovação. Mas elas são responsáveis por 25% do faturamento e por 13% dos empregos industriais no país”, afirmou.
Reunião em Brasília – Na reunião do Fórum Permanente Futuro 10 desta quinta também foi realizada uma avaliação sobre o encontro ocorrido com a ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, no dia 22 de agosto, em Brasília (DF), para tratar das obras do Paraná previstas no pacote de concessões governo federal para os modais ferroviário e rodoviário. Agora, os membros das entidades que compõem o Fórum farão os preparativos para uma próxima reunião que deverá ser realizada na segunda quinzena de setembro, aqui no Estado, com o presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, para discutir tecnicamente a viabilização dos trechos ferroviários e rodoviários que serão contemplados no pacote.
{gallery}noticias/2012/agosto/30/forum_futuro/{/gallery}