FÓRUM DOS PRESIDENTES VI: Dirigentes elogiam participação de lideranças no evento

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Os presidentes de cooperativas elogiaram o grande número de lideranças presentes ao Fórum promovido pela Ocepar nesta segunda-feira (28/05). “É uma prova incontestável de que o trabalho realizado pela Ocepar está no caminho certo e o grande número de presidentes somente fortalece este trabalho e dá um novo ânimo a todos. Discutimos aqui o que existe de interesse comum para as cooperativas e o que cada uma pode contribuir com a outra”, frisou o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli. O presidente da Cocamar, Luiz Lourenço afirma que o evento foi um sucesso tanto pela participação dos dirigentes, palestrantes e autoridades. O dirigene , mas ele faz questão de destacar o relato de cada segmento sobre a parcerias e intercooperação. “Ficou claro que o que fazemos através da intercooperação não é uma assistência social mas sim profissional, onde cada um procura o seu resultado. Parcerias onde o resultado é bom para as duas partes e sempre com o preço de mercado. Temos várias parcerias e acho que existe ambiente para crescermos e fortalecermos a intercooperação, cito como exemplo na área de varejo, onde podemos obter mais ganhos”. Na opinião do presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, os temas abordados durante o evento e os relatos ao final, foram muito importantes para demonstrar o grau de amadurecimento das lideranças e do sistema também. Gallassini lembrou da parceria que realiza com a Cocamar há mais de 10 anos, no esmagamento de soja. “É um exemplo eficaz de intercooperação, que traz resultados práticos para as duas partes e para os cooperados. Muitos são os exemplos praticados pela Coamo e também pelas demais cooperativas no Paraná”, frisou.

Fortalecimento - Para Dr. Orestes Barrozo Medeiros Pullin, presidente da Federação Unimed Paraná, o evento serviu para fortalecer ainda mais a necessidade de que as cooperativas necessitam se reunir mais e conversar sobre os seus projetos e o que cada uma pode contribuir para o todo. “Como integrante do ramo saúde, as parcerias com outros ramos do cooperativismo são necessárias e trazem benefícios para todos. Tem sido importante porque abrem novas frentes de trabalho para os profissionais médicos e prestação de serviços para as outras cooperativas, ou seja, é uma cooperativa suplementando a necessidade da outra e isso no Paraná já está sendo feito numa escala importante com ajuda da Ocepar”, frisou.

Democracia - Um dos pioneiros do cooperativismo no Paraná, e que participou como convidado do evento, Oripes Rodrigues Gomes, fundador da cooperativa Cocari e ex-diretor da Ocepar, o Fórum foi um “verdadeiro exemplo de democracia e como o cooperativismo é um campo fértil para desenvolver as pessoas”. Ele lembrou dos anos de dificuldades enfrentados pelo sistema, como a crise da cafeicultura e a importância que sempre teve a Ocepar nas principais discussões junto aos órgãos oficiais. “As dificuldades continuam, nós temos uma boa interlocução com o governo que não atinge o ideal, mas vimos aqui que as pretensões do ministro Paulo Bernardo são transparentes como também do nosso secretário da Agricultura, Bianchini, um jovem trabalhador e competente. A grande dificuldade é do desconhecimento da realidade rural e do cooperativismo por parte das autoridades do governo de um modo geral”, destacou. Oripes afirma que tem orgulho de fazer parte desta história e também por ainda ser um “cooperativista de carteirinha e que a Ocepar é muito respeitada e admirada por todo o país”, destacou.  

Conteúdos Relacionados