FÓRUM DOS PRESIDENTES V: Palestras sobre economia e ética fecharam a programação

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Fórum dos Presidentes das Cooperativas do Paraná encerrou na manhã desta sexta-feira (29/07) com palestras ministradas pelos professores José Paschoal Rosseti e Lélio Lauretti e presença de cerca de 70 dirigentes cooperativistas. Rossetti apresentou uma visão estratégica da economia, no contexto macroeconômico, apontando as condições vigentes e os cenários prováveis. Ele é pesquisador e docente da Fundação Dom Cabral, atuando em programas de gestão avançada e nos MBAs executivo e empresarial. Também é consultor de empresas para análise prospectiva do ambiente de negócios, internacional e nacional. "Hoje, quem não está preocupado com a situação econômica está mal informado", disse Rossetti no início de sua palestra.

Crise - De acordo com o professor, o mundo ainda vive um estado de crise que será difícil de superar. "Há preocupação com a situação macroeconômica dos Estados Unidos e também dos países da Europa", afirmou. Por outro lado, Rosseti avalia como bastante expressivo o crescimento de 4% ao ano da economia mundial. "E, se os Estados Unidos crescerem 3% ao ano e a Chima 7%, em 15 anos, a China será a maior economia do mundo. Isso deve ocorrer com facilidade", disse. Em relação ao Brasil, ele lembrou que entre os anos de 2004 e 2010, o País voltou a crescer. "Nós só não crescemos mais devido à baixa capacidade de investimento do governo. E o pouco dinheiro que é investido tem um alto custo. Mas estamos convivendo com estabilidade de preços e, eu diria que a inflação está controlada, mas é perigoso, porque ela é uma espiral aberta", frisou. O professor também fez uma análise dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças à economia brasileira, apresentou dados sobre o crescimento do comércio mundial, as mudanças que vem ocorrendo no mercado de trabalho e nos padrões de consumo da população, os preços das commodities, câmbio, entre outros temas.

 

As empresas não tem escolha - "A ética é a opção que fazemos pelo bem, com boa vontade, liberdade, consciência e responsabilidade", afirmou o economista Lélio Lauretti, em sua palestra sobre ética nas organizações ministrada no Fórum dos Presidentes. Consultor de Empresas e professor da USP-FIA e do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC,  Lauretti disse que a ética está no terceiro nível da evolução da consciência humana. "O primeiro são os instintos, aquilo que é guiado pela natureza, o segundo é a moral, ou seja os códigos, as leis e obrigações, e o terceiro é a ética, que são as virtudes", afirmou. Segundo ele, uma definição bem simples do que é ética é entendê-la "como o bem que eu faço porque quero fazer, não porque sou obrigado a fazer".  Segundo o professor, no mundo de hoje as empresas não tem escolha em relação a ser ou não ser ética. "Não é uma questão de opção. Em função da evolução da sociedade, as empresas precisam ser éticas", ressaltou. 

 

Cooperativismo - Diante disso, completa Lauretti, o cooperativismo está à frente, já que os princípios que norteiam  esse modelo econômico são inteiramente compatíveis com os princípios da ética. "Adesão voluntária e livre, gestão democrática, interesse pela comunidade, o ênfase à educação e a intercooperação são atitudes éticas. Além disso, o maior nível de motivação, de intercâmbio, de solidariedade e de velocidade no processo decisório conferem às cooperativas maior eficiência comparativamente a outras formas de organização", explica o professor.

 

Desafios - Na avaliação do economista, os grandes desafios do século XXI abrangem questões como  a matriz energética, tendo em vista que a maior parte das fontes utilizadas atualmente não geram energia limpa, sobre  verdadeiro papel dos governos e também em relação à necessidade de equilibrar o crescimento econômico com qualidade de vida. "A pergunta que temos que fazer é qual contribuição que, como profissionais, ou organizações podemos dar a para a solução desses problemas. Uma boa resposta é cada um fazer a sua parte, tendo como meta sempre, o interesse maior pela sociedade", finalizou.

 

Clique aqui e confira o conteúdo da palestra do professor José Rossetti

 

Clique aqui e confira o conteúdo da palestra do professor Lélio Lauretti

{gallery}noticias/2011/Julho/29/2011729152323/{/gallery}

Conteúdos Relacionados