Fórum dos Diretores Executivos discute \"Economia Paranaense\"

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Profissionais da área de gestão das cooperativas do Paraná estão reunidos em Curitiba para a segunda etapa do Fórum dos Diretores Executivos. O tema deste módulo, que teve início hoje (17) e prossegue até esta quarta-feira, é economia paranaense. Instrutores do Ipardes (Instituo Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social) estão fazendo uma explanação e colocando em debate a economia paranaense. O objetivo do fórum é a profissionalização da gestão das cooperativas, buscando estimular o conhecimento e enfatizando a importância do papel do executivo dentro do sistema. Para o superintendente da Ocepar, José Roberto Ricken, a importância deste módulo, em especial, é conhecer o cenário econômico do Paraná, demandas e perspectivas.

Integração - O economista Gilmar Lourenço, um dos instrutores do Ipardes, destaca que a discussão mais didática da economia do Estado “é extremamente importante, porque apesar do segmento cooperativista ser um dos líderes, um dos eixos do crescimento econômico do Paraná, os agentes que participam desse processo precisam ter uma visão geral e específica a respeito da inserção do segmento no contexto estadual, nacional e internacional.” Ele explica, que o mundo vive a era da 3ª revolução industrial e da globalização financeira, não fazendo mais sentido, “olharmos os negócios isoladamente, mas sim a sua interação e integração com uma série de outras atividades que lhe são inerentes.”

Calendário - O primeiro módulo foi realizado nos dias 26 e 27 de abril, com o tema como tema a “Gestão do Conhecimento”. O próximo está programado para 22 e 23 de junho e vai tratar de “Finanças”. O Fórum conta com mais de 40 participantes. As demais etapas acontecem nos meses de julho, agosto e setembro. Mas a proposta, segundo José Roberto Ricken, é transformar essa iniciativa em um fórum permanente de debates.

Conteúdos Relacionados