FÓRUM DE PRESIDENTES VIII: Seab e Emater são homenageadas com o troféu “Cooperativas Orgulho do Paraná”

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Em decorrência da passagem do Ano Internacional das Cooperativas, o Sistema Ocepar homenageou a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) e o Instituto Emater com a entrega do troféu “Cooperativas Orgulho do Paraná”. A solenidade ocorreu no final da manhã desta terça-feira (31/07), no Fórum de Presidentes das Cooperativas Paranaenses, encerrando o evento. “São entidades que fizeram do cooperativismo essa referência que o setor é atualmente no Paraná e no Brasil”, afirmou o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, que entregou os troféus ao secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, e ao presidente do Instituto Emater, Rubens Niederheitmann.

Departamento de Assistência ao Cooperativismo - Koslovski destacou que a contribuição da Seab, por meio do Departamento de Assistência ao Cooperativismo (DAC), na década de 1970, foi importante ao prestar apoio para o desenvolvimento dos projetos de integração Iguaçu, Norcoop e Sulcoop. “Foram três projetos que permitiram organizar o cooperativismo nas regiões Sul, Norte e Oeste do Estado. A Seab e o DAC também tiveram papel sumamente importante para o disciplinamento e aglutinação das cooperativas do Paraná e forneceram condições técnicas e operacionais, dando sustentação ao trabalho desenvolvido pelo setor”, disse o presidente da Ocepar.

Capacitação - Sobre o Instituto Emater, que na década de 1970 chamava-se Acarpa, ele lembrou que foi um dos funcionários da entidade, que, na época, disponibilizava um técnico para atuar em cada cooperativa existente no Estado.  “A Acarpa fez um trabalho fantástico e deixou um legado fundamental, por meio dos Comitês Educativos. A capacitação promovida entre as décadas de 1970 e 1980 foi imprescindível para manter as raízes das cooperativas”, ressaltou.

Potências – Ao agradecer a homenagem, o presidente do Instituto Emater disse que o trabalho realizado pela extensão rural foi importante para as cooperativas mas que elas superaram todos os obstáculos e hoje são grandes potências. “As cooperativas avançaram e alcançaram um desenvolvimento fantástico, com um alto grau de competência e profissionalismo”, disse.

Competência – O secretário Ortigara afirmou que se sentia muito honrado e que humildemente recebia o troféu em nome dos ex-secretários e demais funcionários da Seab. Ele lembrou que faz parte do quadro da Secretaria da Agricultura desde 1978. “Os paranaenses reconhecem a importância das cooperativas em nosso Estado. É um setor que, com competência, transformou o cooperativismo que hoje está presente na vida dos paranaenses. Eu sempre digo que o Paraná não teria essa pujança econômica se não fossem as cooperativas”, frisou.

Lei do Cooperativismo - Ele também falou sobre a Lei Estadual de Apoio ao Cooperativismo, que foi aprovada com vetos pelo executivo estadual. “Isso ocorreu por vícios de iniciativa e por haver conflito de competências. Havia, por exemplo, um item que tratava da área de trabalho, mas cuja competência para legislar é da União Federal. Porém, estamos construindo uma nova proposta mais ampla e complexa, em conjunto com a Ocepar”, assegurou. Ainda de acordo com o secretário, o processo de ajustes na lei deve ter continuidade com a volta do recesso parlamentar da Assembleia Legislativa, a partir do início de agosto. Ortigara também lembrou que hoje é filiado à cooperativa Bom Jesus, no município da Lapa e membro do Sindicato Rural.

{gallery}noticias/2012/julho/31/forum_presidentes_VIII/{/gallery}

 

 

Conteúdos Relacionados