NOTÍCIAS REPRESENTAÇÃO

FÓRUM COOP II: “Festa da Colheita” mostra evolução agrícola dos últimos 100 anos

1forum coop 26 11 2012IMG 7479 1A “Festa da Colheita” foi uma das atrações do Fórum Coop 2012 na última sexta-feira (23/11), em Carambeí, na região paranaense dos Campos Gerais. A colheita de aproximadamente dois hectares de trigo mostrou aos participantes e visitantes as diferentes maneiras de colheita nos últimos cem anos.

A “Festa da Colheita” foi uma das atrações do Fórum Coop 2012 na última sexta-feira (23/11), em Carambeí, na região paranaense dos Campos Gerais. A colheita de aproximadamente dois hectares de trigo mostrou aos participantes e visitantes as diferentes maneiras de colheita nos últimos cem anos. “Aqui mostramos os avanços tecnológicos que propiciaram o aumento da produção agrícola”, disse Franke Dijkstra, coordenador da mostra.

Formas diferentes - A colheita ocorreu de quatro formas diferentes, sendo a primeira delas manual, a segunda semimanual, a terceira utilizando uma colheitadeira antiga puxada a trator e a última com uma das colheitadeiras que tem os mais modernos aparatos tecnológicos. “Desta forma fazemos todos notarem a diferença”, explicou o coordenador. Segundo ele, enquanto uma colheitadeira antiga conseguia colher duas toneladas por dia, a colheitadeira moderna consegue ter como resultado até 200 toneladas.

Resgate histórico - Além da colheita, outra atração que fez um resgate histórico foi a encenação do cotidiano do início dos anos 1900, que contou com a participação de aproximadamente 50 voluntários, que caracterizados deram vida às instalações da Vila Histórica, que conta com diversos ambientes que mostram desde as atividades caseiras, industriais e religiosas. O Fórum Coop 2012 encerrou as comemorações do Ano Internacional das Cooperativas no Paraná. (Assessoria de Imprensa do Fórum Coop 2012)

{gallery}noticias/2012/novembro/26/forum_coop_II/{/gallery}

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.