Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Warning
Joomla\CMS\Filesystem\Folder::files: Caminho não é uma pasta. Caminho: [ROOT]/images/unidades/pr/comunicacao/noticias/2012/setembro/18/forum_agronomico/
info
There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder:

FÓRUM AGRONÔMICO: Mais de 80 técnicos participam do encontro em Medianeira

Oitenta e dois profissionais de 19 cooperativas paranaenses estão participando do Fórum Agronômico promovido pelo Sistema Ocepar na Associação Recreativa Lar, em Medianeira, Oeste do Estado. Na abertura, o presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues, falou sobre a importância dos profissionais da área técnica e sobre a capacitação constante do quadro da cooperativa para que a Lar possa oferecer um atendimento diferenciado aos associados. “É uma satisfação receber todos e sucesso nesse evento”, enfatizou o dirigente. O evento iniciou às 9h30 e tem encerramento previsto para às 16h30.

Meteorologia – A primeira palestra do Fórum foi ministrada pelo meteorologista do INMET/Mapa, Luiz Renato Lazinski, que fez um prognóstico meteorológico para a safra 2012/2013. Ele apresentou uma retrospectiva das últimas safras, falou da atual fase de transição climática e da previsão de chuva para essa semana. Ainda de acordo com ele, os dois meses sem chuvas forçaram um vazio sanitário no Paraguai, o que é positivo para as lavouras do Paraná. “Nessa semana, o clima vai mudar da água para o vinho, ou seja, a massa de ar frio vai trazer mudanças climáticas, inclusive com geadas no Paraná. O contraste térmico é grande e vai causar estragos pois vem chuva com granizo”. Ainda de acordo com Lazinski, daqui para frente irá predominar o fenômeno climático El Niño.  A primavera deverá ser ter chuvas acima da média até novembro/dezembro e a temperatura deverá se manter entre a média e levemente abaixo da média.

Zoneamento - “Desafios da nova proposta de zoneamento agrícola, seguro e Proagro” foi o tema abordado no encontro pelo engenheiro agrônomo Gustavo Bracale, coordenador geral do Zoneamento Agrícola do Mapa, que deixou clara a intenção do governo em aperfeiçoar as ferramentas para além do risco climático que hoje é analisado. “É preciso explicitar melhor o risco com monitoramento agrícola”. Quanto ao programa a ser desenvolvido e consolidado, fica a expectativa de massificar o seguro rural; a distribuição dos efeitos dos riscos rurais; redução do valor do prêmio; maior estabilidade da renda dos produtores rurais; acesso facilitado ao crédito e nova seguradores e resseguradores no segmento. Bracale discorreu também sobre a evolução do PSR (Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural), nos últimos seis anos.

Outras palestras– A programação do Fórum contempla ainda a palestras do pesquisador da Embrapa Soja, Dionísio Gazziero, sobre as estratégias para o controle de plantas daninhas resistentes a herbicidas, como capim amargoso e buva entre outras, e também a respeito dos agrotóxicos cadastrados no Paraná destinados ao combate dessas pragas. Dando sequência a esse tema, o engenheiro agrônomo da Adapar/PR, Alan Pimentel, trata do cadastro de agrotóxicos no Paraná para controle do capim amargoso. Ele discorre ainda sobre o Siagro e taxas da Adapar. O assessor da área de meio ambiente da Ocepar, Sílvio Krinski, apresenta uma palestra sobre o Código Florestal e a votação da Medida Provisória nº 571 no Congresso Nacional. O gerente técnico e econômico da Ocepar, Flávio Turra, e o analista Robson Mafioletti fecham a programação tratando de outros assuntos, como as novidades do Plano Safra 2012/13 e comunicado do Ibama sobre proibição de inseticidas. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Lar)

 

{gallery}noticias/2012/setembro/18/forum_agronomico/{/gallery}

 

Conteúdos Relacionados