FORMAÇÃO: Treinamento sobre cooperativismo é realizado para oito turmas de gestores da Frimesa
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O cooperativismo foi tema do treinamento realizado pelo Sistema Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), para oito turmas de gestores da Frimesa Cooperativa Central, com sede em Medianeira, no Oeste do Estado. Participaram aproximadamente 95 profissionais de diversas áreas, entre as quais, comercial, controladoria, gestão de pessoas, segurança do trabalho, frigorífico, bem-estar animal, manutenção, qualidade, comércio exterior, logística, abate e processamento de suínos, leites, iogurtes e queijos.
Turmas - No dia 18 de outubro, a formação ocorreu em formato virtual para duas turmas, compostas por representantes de filiais da Frimesa do Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. As demais seis turmas, presenciais, foram treinadas nos dias 24, 25 e 26 de outubro, com a participação de gestores de Matelândia, Medianeira e Marechal Cândido Rondon.
Objetivo - “O objetivo do treinamento foi resgatar a essência do cooperativismo, reciclar o conhecimento sobre os princípios e valores, além de atualizar os gestores quanto aos impactos das cooperativas no desenvolvimento sustentável”, esclarece a analista técnico do Sescoop/PR, Sandra de Souza Schmidt, que conduziu o treinamento das oito turmas. Ainda de acordo com ela, o curso teve o propósito de reforçar as particularidades do modelo de negócios cooperativista e suas diferenças em relação a outras organizações. Também foram apresentados indicadores das cooperativas no Paraná, no Brasil e no mundo. Outro ponto abordado pela analista diz respeito aos investimentos realizados no Paraná na área de formação profissional e monitoramento da gestão. Somente em 2022, foram promovidos, por meio do Sescoop/PR, 9.756 eventos, somando 145 mil horas/aula, 226 mil alunos e R$ 53,6 milhões de investimentos. No ano, o número de cooperativas paranaenses monitoradas foi de 225.
Avaliação positiva - Os treinamentos foram finalizados com os participantes avaliando positivamente a iniciativa. A maioria declarou alto grau de satisfação com o curso, sendo que, para muitos, foi a oportunidade de adquirir mais conhecimento sobre o cooperativismo, refletir sobre alguns pontos e relembrar outras questões relevantes relacionadas ao tema.