Fome Zero formaliza primeira parceria internacional

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
O Programa Fome Zero formalizou nesta quarta-feira (23) a primeira parceria internacional para ajudar no combate à fome no Brasil. Representantes de organizações não-governamentais italianas reuniram-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e diversos ministros para apresentar propostas concretas que serão implementadas no país. Entre os projetos firmados com o governo brasileiro estão: construção de um hospital de emergência em uma área indicada pelo Programa Fome Zero, construção de padarias em comunidades carentes e parceria com articulação do semi-árido para ações do programa Sede Zero. Outros projetos futuros também serão implementados no país, dentre eles ações para implementar o turismo. Os representantes italianos não adiantaram o volume de recursos que serão investidos no Brasil, mas garantiram que as áreas mais carentes do país serão priorizadas.

Doações das cooperativas – A participação das cooperativas paranaenses, através do programa “Coopera Brasil”, que no início do mês de abril repassou ao Programa Fome Zero a doação de 670 mil quilos de alimentos no estado do Paraná, fez com que o secretário executivo nacional do Comitê de Entidades no Combate a Fome e Pela Vida (Coep), André Spitz, que também integra o Conselho Nacional de Segurança Alimentar, enviasse uma mensagem ao presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, enaltecendo a iniciativa das cooperativas do Paraná. “Para o Coep, é uma satisfação fazer parte dessa parceria, que serve de exemplo para outras instituições. Na certeza de que com a soma de todos os esforços poderemos fazer frente aos problemas sociais do país”, destacou Spitz.

Entregas no Paraná – As primeiras doações das cooperativas paranaenses foram repassadas ao governo do Estado, no último dia 4 de abril, que de forma conjunta com as igrejas, o Comitê de entidades Públicas e Privadas no Combate a Fome e Pela Vida (Coep) e outras entidades sociais de diversos municípios entregaram os produtos a centenas de famílias carentes. Foram feitas doações, simultaneamente em 13 microrregiões do Paraná. Os produtos doados são cultivados e/ou industrializados pelas próprias cooperativas e seus cooperados (arroz, farinha de trigo, óleo de soja, leite, frango, feijão e batata, entre outros). Foram feitas entregas em Curitiba Cascavel, Foz do Iguaçu, Umuarama, Francisco Beltrão, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Apucarana, Maringá, Medianeira, Palmas, Ponta Grossa e Toledo. No dia 12, durante a visita do presidente Lula a Maringá, para a inauguração das novas indústrias da Cocamar, e do Ministro José Graziano, o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, acompanhado por lideranças cooperativista, fez a entrega d e89 mil quilos de alimentos doados por quatro cooperativas ao Programa Fome Zero. doações de mais quatro cooperativas da região ao Ministro da Segurança Alimentar, José Graziano.

Conteúdos Relacionados