Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

FOCO DE AFTOSA É DETECTADO NO URUGUAI

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
O Ministério de Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai anunciou ontem (24) uma suspeita de foco de febre aftosa no Departamento de Soriano (veja mata), a 15 quilômetros da localidade de Palmitas, situada na fronteira com a província argentina de Entre-Rios, onde a existência da doença é confirmada. O lote com 250 novilhos da raça Holandês que apresentaram sinais clínicos da doença será sacrificado ainda hoje. A decisão foi tomada durante reunião entre o ministro da Pecuária, Gonzalo Gonzales, e o presidente em exercício do Uruguai, Luiz Hierro Lopez. Segundo o jornal gaúcho, Correio do Povo, o resultado dos exames sorológicos do material coletado será divulgado em dois dias.

O governo acredita que o vírus seja o A24, o mesmo identificado no rebanho bovino argentino. Também como medida preventiva, o Uruguai está proibindo o trânsito de animais em todo o país, assim como a realização de feiras e exposições agropecuárias. A intenção é realizar um trabalho semelhante ao que foi feito em Artigas, no Norte do país, onde surgiu foco em 23 de outubro do ano passado, e retomar a condição de zona livre de aftosa sem vacinação em 90 dias junto à Organização Internacional de Epizootias.

Conteúdos Relacionados