FIEP 68 ANOS: Industriais paranaenses são homenageados
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Com uma solenidade marcada por homenagens a empresários que se destacam por sua contribuição para o desenvolvimento econômico e social do Estado, a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) comemorou na noite da última sexta-feira (10/08), seus 68 anos de fundação. A celebração aconteceu na sede da Fiep no Jardim Botânico, em Curitiba, com a presença de cerca de 600 pessoas e diversas lideranças empresariais e políticas, entre os quais o superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. Participaram do evento o vice-governador Flávio Arns, o senador Sérgio Souza, o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Alessandro Teixeira e o diretor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Paulo Afonso Ferreira. “Um industrial hoje no Paraná ou no Brasil é um herói. O que estamos fazendo é mostrar para a comunidade que esses homens e essas mulheres fazem a diferença para o Estado e para o País”, disse o presidente da Fiep, Edson Campagnolo ao saudar os homenageados da noite. “Ao homenageá-los queremos mostrar que estas pessoas são exemplos que podem ser seguidos”, destacou.
História - Campagnolo lembrou o início da história da Fiep fazendo referência aos sindicatos fundadores. Fez também alusão aos mais de 50 presidentes de sindicatos presentes à cerimônia e aos ex-presidentes da Federação. A Fiep foi fundada em agosto de 1944 por nove sindicatos que representavam setores tradicionais da indústria do Paraná – como o do mate e o da madeira. Hoje, são 100 sindicatos estaduais filiados, além de oito de âmbito regional ou nacional, ligados a 20 setores diferentes. Principal entidade empresarial do Paraná, a Fiep chega a mais um aniversário com a responsabilidade de representar um setor em constante expansão. Atualmente, são 46 mil indústrias instaladas no Estado, que geram 820 mil postos de trabalho e respondem por um terço do PIB paranaense. Desde 2002, o segmento vem crescendo acima da média nacional, segundo os indicadores de produção industrial do IBGE, mesmo com as inúmeras dificuldades encontradas pelo setor produtivo nacional.
Homenageados – Este ano, cinco industriais receberam a medalha do Mérito Industrial do Paraná, entregue a personalidades que se destacam pelo empreendedorismo, ação em prol do desenvolvimento industrial, defesa dos interesses da livre empresa e manutenção de serviços de assistência e formação profissional dos trabalhadores, entre eles o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, indicado pelos seguintes sindicatos da região oeste – Madeira e Mobiliário, Panificação e Confeitaria, Vestuário, Indústria Gráfica, Sindimetal, Sinduscon e Sindicaf-PR para receber o título Mérito Industrial do Paraná 2012. Além de Grolli foram homenageados: Carmen Maria Donaduzzi, fundadora e diretora de novos negócios da fabricante de medicamentos Prati, Donaduzzi & Cia Ltda, de Toledo; Ermínia Maria Latreille, fundadora da indústria de confecção que leva seu nome, com sede em Dois Vizinhos; de Cascavel; Nelson Hübner, presidente do Grupo Hübner, que tem sede em Araucária; e Valter Pereira da Rocha, proprietário da Latco, de Cruzeiro do Oeste. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Fiep)
{gallery}noticias/2012/agosto/15/fiep/{/gallery}