FESTA DA CEVADA: Alegria e tradição marcam comemoração dos 55 anos de Entre Rios

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Agrária realizou no último final de semana os principais eventos da Festa da Cevada 2006. A programação da tradicional Peixada, ponto alto da festa, começou a partir das 19h, na sexta-feira (6/10) e no sábado (7/10), no Setor Industrial da Cooperativa, situado em Entre Rios (Guarapuava). Grupos de dança e de música típica alemãs animaram o evento. Nas duas noites, o baile, iniciado por volta das 23h30, teve a presença dos conjuntos Die Grombacher, da Alemanha, e dos Original Donauschwaben Musikanten, de Entre Rios.

Atrações - Além do peixe assado, servido nas mesas pelos integrantes dos grupos folclóricos, o público pode saborear nos estandes da festa porções e chope produzido por uma cervejaria local. O projeto social Projeção, de Entre Rios, também participou, com um estande de venda de artesanato. Este ano, ao lado do objetivo de confraternização entre a Agrária e seus cooperados, colaboradores, parceiros comerciais e representantes, a Festa da Cevada comemorou os 55 anos de Entre Rios. No distrito, que é uma localidade rural do município de Guarapuava, o surgimento de comunidades e a implantação de lavouras ocorreu a partir de 1951, com a instalação da Agrária e a vinda de imigrantes suábios do Danúbio (povo de etnia e cultura alemãs) com o passar do tempo, a cooperativa se tornou um dos principais produtores de cevada e de malte no Brasil).

Memória - Na primeira noite da Festa da Cevada, o prefeito de Guarapuava, Fernando Carli, que veio ao evento acompanhado de lideranças políticas, fez um pronunciamento lembrando a fundação da Agrária, no Grande Hotel, em 5 de maio de 1951, e ressaltando que os suábios tiveram o mérito de trazer a agricultura ao município, na época predominantemente voltado à pecuária. Em seguida, o diretor presidente da Agrária, Jorge Karl, fez uma saudação ao público, declarando aberto o evento e ressaltando a importância dos pioneiros na construção de Entre Rios. Diversas outras lideranças da política estiveram presentes à festa, no sábado, como o vice-governador licenciado Orlando Pessuti, ao lado de autoridades ou dirigentes de instituições públicas.

Encerramento - No domingo (8/10), conforme ocorre há vários anos, a festa se encerrou com a Comunidade Luterana da Cachoeira promovendo um almoço festivo à base de Gulasch e estrogonofe. A programação da Festa da Cevada teve início na tarde do último dia 4/10, quando a Agrária realizou, no Centro Cultural Mathias Leh, homenagem a 165 pioneiros. Na noite do mesmo dia ocorreu uma procissão de luzes com um ato ecumênico na Praça Nova Pátria, simbolizando o fato de que no Brasil os imigrantes suábios viram uma nova luz para seus destinos. Na noite do dia 5/10, também no Centro Cultural, a programação da festa apresentou os grupos de folclore alemão Weisser Schwan, de Rolândia (PR), e Heimatland, de Buenos Aires (Argentina). Estiveram presentes no evento, o deputado Cezar Silvestre e o superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. (Imprensa Agrária)

Conteúdos Relacionados