FEIRA DO EMPREENDEDOR: Evento registra 15 mil visitantes, no Paraná
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Cerca de 15 mil empreendedores e empresários de micro e pequenas empresas, formais e informais, participaram da Feira do Empreendedor 2011 - Paraná. A informação oficial foi divulgada nesta segunda-feira, dia 21, pelo Sebrae/PR, realizador do evento, com patrocínio do Banco do Brasil e parceria com Prefeitura de Curitiba. A Feira do Empreendedor aconteceu de 17 a 20 de março, no Expo Unimed, em Curitiba. O maior evento de empreendedorismo do Estado ofereceu gratuitamente oportunidades de negócios, conhecimento e inovação para empreendedores que querem abrir o próprio negócio e empresários que querem ampliar empreendimentos.
Palestras - Mais de 12 mil empreendedores e empresários participaram das cerca de 130 palestras sobre gestão, marketing e finanças, entre outros temas, e sobre oportunidades de negócios. Outros 6 mil assistiram as palestras-magna com o jornalista Paulo Henrique Amorim; com o consultor Max Gehringer; e com o sócio-fundador do Peixe Urbano, Emerson Andrade.
Consultorias - Durante a Feira do Empreendedor, 2,3 mil empreendedores e empresários foram atendidos com consultorias, o que, na avaliação do diretor-superintendente do Sebrae/PR, Allan Marcelo de Campos Costa, confirma o aumento no número de pessoas interessadas em empreender e a conscientização de que o empreendedorismo exige preparo. "O evento foi um sucesso. Durante quatro dias, o Sebrae/PR recebeu empreendedores e empresários de todo o Estado. Para os interessados em abrir o próprio negócio, a edição paranaense da Feira do Empreendedor ofereceu um mix com aproximadamente 100 oportunidades de negócios, entre franquias, revendas, representações comerciais e licenciamento de marcas", destaca o diretor-superintendente do Sebrae/PR.
Lei Geral - Allan Costa diz ainda que o evento será lembrado pela assinatura do Estatuto da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte de Curitiba, também conhecido como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa de Curitiba. "Ao reunir em uma só legislação uma série de ações em favor dos pequenos negócios, o poder público municipal deu mais um passo em favor do empreendedorismo e das micro e pequenas empresas, como geradores de empregos e renda."
Inovações - A Feira do Empreendedor, em Curitiba, registrou grande procura por inovações. Dois espaços criados especialmente para o evento foram sucesso. Mais de 1,7 mil empreendedores e empresários fizeram o novo Teste do Perfil do Empreendedor, lançado em primeira mão no evento. Os visitantes puderam conhecer um pouco mais das características empreendedoras, necessárias para se sobressair no mundo dos negócios.
Laboratório do Conhecimento - O outro espaço inovador, idealizado para estimular o empreendedorismo, foi o ‘Laboratório do Conhecimento'. Ao todo, foram 602 visitantes, estimulados a construirem suas próprias "fórmulas do sucesso". A ideia do espaço foi estimular a busca por novas informações, durante e após o evento, e promover, por meio de uma visita, de 15 a 20 minutos em média, vivências relacionadas ao empreendedorismo.
Tecnologias - A gerente de Marketing e Comunicação do Sebrae/PR, Renata Todescato, destaca o uso de tecnologias para facilitar o acesso ao evento. "A forma de disponibilizar as informações da Feira do Empreendedor, para os visitantes, tem a marca da inovação. Um aplicativo para celular permitiu o compartilhamento de conteúdos; geração de compromissos com base na programação; acesso a palestrantes e agendas; e discussões em redes sociais, dentre outros."
Missão cumprida - Para Joana D'Arc Julia de Melo, a Feira do Empreendedor, em Curitiba, cumpriu a sua missão que é proporcionar experiência empreendedora, por meio de ambiente de oportunidades, conhecimento e inovação, que impulsione a concretização dos sonhos dos participantes. "O evento vai deixar um legado importante na geração de novos negócios e no fortalecimento das micro e pequenas empresas da Grande Curitiba e do Estado", destaca.
Parcerias - Foram parceiros do evento Agência Curitiba, Agência de Fomento do Paraná S.A., Agência de Inovação - UFPR, Agência Paranaense de Propriedade Industrial (APPI), Caixa Econômica Federal, Citpar, Comércio Brasil, Correios, Ecoescolha, Faciap, Faep, Fampepar, Fiep, Green Office Consulting, Governo do Paraná, Hub Curitiba, Instituto Internacional Socioambiental Chico Mendes, Previdência Social, Sistema Fecomércio, Sistema Ocepar, Tecpar e UFPR. (Agência Sebrae de Notícias no Paraná)