Banner do pense no coop
Image
RepresentaCoop

FEIJÃO: Stephanes culpa erro na política por subida do preço

O ex-ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, atribuiu, nesta terça-feira (21/09), o aumento no preço do feijão ao erro na execução política de garantia de preços mínimos pela Conab, que não pagou aos produtores o feijão adquirido na safra passada. Nos últimos dias, o preço do feijão subiu consideravelmente em quase todas as regiões e um dos motivos foi a redução da área plantada, devido ao desestímulo do governo. "Quem não conseguiu vender, desistiu de plantar. Isso era previsível e agora o consumidor vai pagar o preço", explicou Stephanes, acrescentando que tem ouvido essa reclamação dos produtores no interior do Paraná.

Clima - O clima, segundo ele, também não tem ajudado: a seca no Nordeste, Centro-Oeste e no interior de São Paulo e o excesso de chuva no sertão da Bahia, no último mês, comprometeram boa parte da safra nacional. Em dez dias, o preço da saca de 60 quilos de feijão teve valorização de 73,91%, aumentando de R$ 115 para R$ 200. Stephanes teme que a mesma situação aconteça com a produção de trigo, onde aconteceu um fato identifico. O governo vem atrasando o pagamento do preço adquirida pelo governo. "As informações que chegam é que está faltando pagamento", alertou.

 

Apoio governamental - O Preço Mínimo de Garantia é definido pelo Governo para os produtos das safras regionais e de verão e sinalizam o momento adequado para o apoio governamental na comercialização, que pode ocorrer por meio de operações de compra, de equalização de preços ou de financiamento. (Assessoria de Imprensa)

Imagem do mascote do pense no coop
Image

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.