FEIJÃO: Área cultivada deve diminuir 12% no Paraná

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Na safra das águas 2011/12, a área cultivada com feijão no Paraná deve sofrer uma redução de 12% em relação à safra anterior. Segundo levantamento da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), a área ocupada com a cultura deve ser de 303,4 mil hectares na primeira safra paranaense, o que indica uma redução de 41,6 mil hectares em comparação à safra 2010/11, quando foram plantadas 345 mil hectares com feijão no Estado.

Milho - A economista da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Tânia Moreira, explica que a diminuição é consequência do aumento da área plantada com milho. ''Com preço favorável, a área de milho verão deverá crescer 15%'', argumenta. Com isso, a produção de feijão no Paraná deve sofrer redução de 5% em comparação à safra 2010/11. A safra das águas 2011/12 no Estado é estimada em 504,6 mil toneladas, diante das 533,4 mil toneladas anteriores. 

Preços - Neste mês, com início da entressafra, os preços médios pagos aos produtores paranaenses tiveram ligeiro aumento. ''Mas esse preço elevado não chega ao produtor, que não tem feijão para vender agora. O aumento serve como um incentivo para o plantio de feijão'', explica Tânia. (Folha de Londrina)

Conteúdos Relacionados