FALECIMENTO I: Sistema Ocepar lamenta perda do líder cooperativista Ademar Ajimura

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

“Com profunda tristeza, recebemos, nessa quarta-feira (17/05), o comunicado da morte do amigo e cooperativista Ademar Ajimura. Foram mais de 27 anos dedicados à Cooperativa Integrada, de Londrina, e ao sistema cooperativista, com um trabalho voltado para a organização do quadro social e, principalmente, de incentivo à participação dos jovens na vida da cooperativa”, destacou José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar.

Ejap - Ajimura foi um dos criadores, na década de 1990, do Encontro Estadual de Jovens Agricultores do Paraná, o Ejap, que se transformou em Jovemcoop e hoje CooperLíder Jovem, tornando-se um programa nacional de fomento à participação e sucessão dos jovens na cooperativa e nas propriedades rurais. “Ajimura sempre pensou na sucessão”, lembrou Ricken. Em entrevista concedida à revista Paraná Cooperativo, em 2016, Ajimura falou sobre como surgiu a ideia de realizar um evento exclusivo para jovens cooperativistas no Paraná. “Ajudei a organizar um evento nacional com jovens e também na cooperativa Cotia. Achei a ideia boa. Conversei com a direção da Cotia e depois com a Emater. E, na sequência, fui para Curitiba, conversar com a Ocepar. Fui recebido pelo José Roberto Ricken, que hoje é o presidente. Ele gostou da proposta e foi falar com o presidente na época, o Ignácio Aloísio Donel. Montamos uma comissão organizadora, composta por representantes da Ocepar, Emater, Cotia e outras cooperativas. O Ricken não participou diretamente, mas foi ele quem abriu as portas para que a gente pudesse se reunir e conversar. Montamos o esboço do que seria o evento. Assim, saiu o 1° Ejap”, contou Ajimura. Clique aqui e confira na íntegra.

Integrada - O presidente da Cooperativa Integrada, Jorge Hashimoto, disse que o sentimento que fica para toda a diretoria, funcionários e cooperados é de “gratidão por tudo que o Ajimura realizou para o sistema cooperativista paranaense e brasileiro. A história dele se soma a história da própria cooperativa. Ajimura, junto com o Ciro Ohara, contribuíram diretamente na formação da cooperativa, que foi fundada em 6 de dezembro de 1995, sem falar na sua preocupação com os jovens, com as famílias, na formação de lideranças”. Segundo o dirigente, “nesses cinco anos de luta contra o câncer, em nenhum momento ele deixou de lado suas responsabilidades, sempre querendo contribuir com o dia a dia da cooperativa. Onde ele ia era reconhecido, abria portas para a cooperativa, era nosso embaixador. Perdemos um guerreiro!”

Homenagens No ano passado, ele foi homenageado pelo Sistema Ocepar durante a 30ª edição do Encontro Estadual da Juventude Cooperativista Paranaense – Coopelíder Jovem, realizado nos dias 21 e 22 de julho, em Toledo (PR). O evento contou com a presença de 300 jovens lideranças de todo o Estado. Na oportunidade, Ajimura compartilhou com eles como foi essa trajetória de incentivo ao protagonismo juvenil no cooperativismo paranaense. Clique aqui e confira na reportagem especial publicada na revista Paraná Cooperativo. O reconhecimento ao legado deixado por ele também ocorreu em outras oportunidades, como no dia 27 de outubro de 2016, durante o Encontro de Núcleos da Região Norte/Noroeste, em Maringá.

Encontro de Agentes -  Ajimura foi ainda homenageado no Encontro de Agentes, promovido pelo Sistema Ocepar em 29 de novembro de 2021, representando todos os profissionais das cooperativas que atuam fazendo a interlocução entre as cooperativas e o Sistema Ocepar. “O Ajimura já era agente antes mesmo de nós criarmos essa função. Eu o conheci em 1990. Naquela época, eu estava na Cooperativa Coagro, de Capanema, e o Ajimura já estava na ativa, ajudando a organizar nossos eventos”, contou o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche. “Quando criamos a função do agente, ele sempre esteve presente em todas as ações, contribuindo com muita disposição e trazendo ideias. Se tem uma pessoa que nós temos que reconhecer durante toda essa jornada, é o Ajimura”, acrescentou o superintendente do Sescoop/PR.

Áudio - Clique aqui e confira o áudio produzido pelo jornalista Alexandre Salvador para a rádio PR Cooperativo, que destaca a importante contribuição de Ajimura para o cooperativismo.

Velório e sepultamento -  Ademar Ajimura tinha 74 anos e deixa sua esposa Alice e as filhas Kátia e Karina. O velório está sendo realizado nesta quinta-feira (18/05), na Capela 01 do Cemitério Parque das Oliveiras, Avenida do Café, 225 – Conjunto Café, Londrina (PR). O sepultamento será às 16 horas, no mesmo local. O Sistema Ocepar será representado pelo superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti.

 

 

Conteúdos Relacionados