EXPODIRETO III: Sementes CD são destaques no evento
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola (Coodetec) está apresentando híbridos e cultivares de alto potencial produtivo na 12ª edição da Expodireto Cotrijal, feira que reúne, em Não-Me-Toque (RS), mais de 300 expositores, com público estimado de aproximadamente 170 mil pessoas. O vice-presidente da Cotrijal e da Coodetec, Jairo Marcos Kohlrausch, afirma que a Coodetec é uma importante representante da pesquisa e das cooperativas brasileiras. "Para a Cotrijal, genética, inovação, redução de custos, sustentação do produtor e renda, garantem o futuro do agricultor e da cooperativa. A Coodetec cumpre essa função."
Oportunidade única - Para o diretor executivo da Coodetec, Ivo Carraro, os agricultores terão uma oportunidade única na Expodireto 2011. "São mais de 300 empresas juntas, destacando as últimas novidades para o agronegócio. Neste grupo, a Coodetec apresenta o que há de melhor no mercado em híbridos e cultivares. A nossa preocupação é atender as demandas e necessidades do produtor, por isso vamos tirar dúvidas e indicar as melhores opções em milho e soja para cada propriedade." No estande da Coodetec, que fica ao lado da praça de alimentação da Expodireto, o produtor rural tem acesso às novidades em milho e soja CD.
Soja - Para o sojicultor, a Coodetec preparou parcelas com quatro linhagens e seis variedades comerciais, inclusive com a tecnologia STS. Com a cultivar CD 249RR-STS, por exemplo, o produtor de soja terá alto potencial produtivo, em semeadura na época normal, resistência ao acamamento e controle da buva. O sistema STS garante tolerância às sulfonilureias, o que possibilita utilizar herbicidas deste grupo químico no controle de plantas daninhas, resistentes ao glifosato e que comprometem até 40% da safra de soja.
Precoce - Outro destaque nas parcelas de soja Coodetec é a cultivar precoce CD 248RR. Esta semente garante alto potencial produtivo, possui elevado peso e tamanho de grãos e é resistente ao acamamento. "A principal característica dessa cultivar é o porte baixo de plantas. É indicada principalmente para regiões altas e frias do Sul do Brasil", explicou o supervisor de vendas da Coodetec, Jonathan Hilgert.
Milho - Para quem produz milho, a Coodetec oferece híbridos convencionais, com tecnologia Bt e para silagem. Entre as parcelas de milho CD, os destaques são os híbridos CD 386Hx, CD 384Hx e CD 397YG. O primeiro, indicado para safra verão, é lançamento e garante boa sanidade foliar, excelente qualidade de colmo e bom empalhamento. "O produtor que optar pelo híbrido CD 386Hx, terá proteção contra lagarta-do-cartucho e broca-da-cana e ainda garantirá boa produtividade", detalhou o gerente comercial da Coodetec, Marcelo da Costa Rodrigues.
Mini e pequenos - Neste ano, a Coodetec disponibiliza tecnologia Bt, para mini e pequenos produtores rurais do Rio Grande do Sul, ligados ao programa Troca-Troca. "Na próxima safra o híbrido precoce CD 397YG, estará disponível no Troca", comentou Rodrigues. Este milho, além de alta produtividade e sanidade foliar, possui maior volume de silagem com participação de grãos.
Silagem - Durante a Expodireto Cotrijal 2011, os pecuaristas terão acesso à demonstração das melhores opções em híbridos CD para silagem. O portfólio da Coodetec possui excelentes opções para quem produz silagem. O produtor, que procurar o estande da Coodetec na Expodireto Cotrijal, receberá informações importantes para garantir rendimento nas propriedades.
Potencial produtivo - O visitante da feira terá acesso ainda a híbridos convencionais de alto potencial produtivo, como o CD 393, que apresenta uniformidade de espigas, grãos duros e alaranjados e sanidade de colmo e raiz. "Temos opções para todas as regiões produtoras. Quem visitar nosso estande poderá comprovar e levar informações seguras para aumentar os ganhos nas próximas safras," destacou Jonathan Hilgert. (Imprensa Coodetec)